No próximo dia 28 de novembro, terça-feira, o Brasil celebra o Dia de Doar. Esse é um movimento internacional que promove a generosidade e a mobilização da sociedade. Neste ano, a expectativa é que milhares de organizações estejam preparadas para receber ações e que as pessoas correspondam com atos solidários. Seja ao doar financeiramente, oferecendo bens, tempo ou incentivando outros a participar, cada ação conta no Dia de Doar, e é uma maneira de celebrar a data.
O movimento teve a primeira edição no Brasil em 2013 e é liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). A iniciativa tem como objetivo central conectar pessoas às causas que mais necessitam de atenção.
A data nasceu em 2012, nos Estados Unidos, em resposta à BlackFriday. Ela é celebrada sempre na primeira terça-feira após o Thanksgiving day.
Veja também: Doar faz bem: 84% dos brasileiros fizeram doações em 2022
Cada um faz sua parte
Ao contrário de muitas campanhas, o Dia de Doar não é centralizado. Quem dá vida a esse movimento são os indivíduos, empresas e organizações que se envolvem ativamente na promoção da doação. As contribuições podem ser financeiras, com a doação de bens ou de tempo em ações voluntárias.
A pesquisa Doação Brasil revela que, em 2022, 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário mínimo realizaram algum tipo de doação. O Dia de Doar representa a construção de uma sociedade mais afetiva, e é uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas.
Como participar do Dia de Doar
A ideia é fazer uma doação e compartilhar para incentivar mais pessoas a contribuírem. O Tudo já Existe apoia o Dia de Doar e tem uma plataforma específica para incentivar a participação dos leitores: a Sou Solução.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções. Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.
*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva