Um robô projetado por uma startup coleta plástico e outros resíduos descartados de forma indevida na água. O WasteShark tem capacidade para até 350 kg de lixo a cada jornada. Depois que enche o compartimento, ele volta para a base para descartar os resíduos.
O drone marinho tem tempo limite de autonomia de 10 horas. Dessa forma, segundo a RanMarine Technology, ele pode remover até uma tonelada de resíduos por dia. Além disso, a startup também alega que o WasteShark é ideal para coletar biomassa, como plantas e algas que flutuam em lagos e canais.
Veja como o drone que coleta lixo na água funciona
Veja também: Pesquisa busca entender como manguezais podem frear aquecimento global
O drone consegue detectar poluentes via satélite, com informações da qualidade da água com sinal de GPS. Ele também tem sensores e câmeras que permitem ao robô detectar o lixo.
Uma pesquisa feita em 2020 pela agência científica australiana CSIRO’s Oceans and Atmosphere indica que há pelo menos 14 milhões de toneladas de plástico submersas nos oceanos. Dessa forma, o projeto do WasteShark tem o objetivo de “cortar o mal pela raiz” e reduzir esses índices.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva