Pesquisadores homenagearam Elza Soares e Nicinha Magalhães após registrarem o nome científico de duas novas espécies de formigas. De acordo com o Laboratório de Mirmecologia Neotropical, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as formigas são: Leptogenys elzasoares e Dinoponera nicinha.
Os pesquisadores encontraram a Leptogenys elzasoares em uma área de mata virgem na Amazônia, em Manaus. Porém, eles acreditam que o inseto não seja nativo da região, e sim que a espécie estava em uma migração. As formigas operárias da L. elzasoares medem cerca de quatro milímetros, têm o corpo mais escuro, olhos grandes e as mandíbulas arqueadas, em forma de foice.
Segundo a UFPR, o pesquisador Leonardo Tozetto, um dos autores da pesquisa, homenageou Elza Soares porque é fã da cantora, que faleceu na época em que o artigo com a descrição da espécie foi publicado na Revista Brasileira de Entomologia.
Veja também: Artista de Goiás impressiona Will Smith nas redes sociais e viraliza
Porém, no caso de Dinoponera nicinha, a espécie foi registrada durante uma pesquisa da UFPR nos estados do Amazonas e Rondônia. A formiga pode ultrapassar os 3,5 centímetros de comprimento e está entre as maiores formigas do mundo.
Além disso, considerada uma formiga gigante, a D. nicinha foi encontrada em uma região próxima a áreas que sofrem impacto de uma usina hidrelétrica. Nicinha Magalhães era ativista e atuava no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) da região. Assim, a nova espécie habita ambientes florestais com alta pluviosidade e grande cobertura de árvores.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva