Uma campanha de financiamento virtual arrecadou, em apenas 18 dias, quase R$ 1 milhão na capital paranaense. A iniciativa, chamada de “Curitiba 18♥18”, busca, agora, converter o valor em 270 toneladas de alimentos, que serão distribuídos entre 18 ONGs da cidade e da região metropolitana.
A expectativa é fazer chegar comida à mesa de 9 mil famílias atendidas pelas ações.
18, um número simbólico
Por trás do projeto – você deve ter percebido – há um número, o 18. Simbólico, o numeral tem uma importância grande na cultura judaica. É o que explica David Chaim Bergman, presidente da Comunidade Israelita do Paraná, que organiza a iniciativa.
“18 simboliza ‘chai’, que é ‘vida’ em hebraico. E o coração, [que também compõe a identidade da campanha] uma ponte para outra vida. Pessoas ajudando pessoas. Uma forma de honrar essa terra que tão bem recebeu nossos antepassados que vieram construir suas vidas em Curitiba”.
Meta batida
Desde o começo a campanha girava em torno do cabalístico número 18. Com uma expectativa mais modesta, a intenção inicial era distribuir, precisamente, 1.818 cestas básicas. Em apenas dois dias a meta foi batida, para a empolgação dos organizadores. “Começamos esta campanha com uma meta que consideramos ousada, mas as pessoas ficaram tão entusiasmadas, que em dois dias chegamos ao esperado. A nossa decisão foi de continuar e, afinal, quintuplicamos a marca inicial”. Quem diz isso é o coordenador da campanha, Helio Rotenberg, animado com os resultados.
Mas se engana quem pensa que só os membros da Comunidade Israelita contribuíram com a causa. Segundo os organizadores, a iniciativa foi abraçada por muitos curitibanos, entre eles artistas e empresários da cidade. E na reta final, um leilão beneficente deu um impulso nas contribuições.
Mais de R$ 200 mil foram arrecadados com o arremate de joias, itens esportivos e peças de arte assinadas por nomes renomados, como Marcelo Paciornik, Poty Lazzarotto, Luiz de Souza, Marc Chagall, Juarez Machado e Pablo Picasso. Um dos quadros ofertados, de Armando Merege, foi inspirado justamente no tema que permeia a campanha, o número 18.
Distribuição dos alimentos
Agora, o projeto 18♥18 entra numa nova fase. Os alimentos arrecadados começam a ser distribuídos aos projetos beneficiados. As entregas podem ser acompanhadas pela internet, nos perfis “@curitiba1818” no Facebook e Instagram.
Confira os projetos
18 projetos sociais espalhados pela Grande Curitiba vão dividir as 270 toneladas de alimentos arrecadados.
São eles: Renar – Obra Assistencial de Recuperação e Resgate à Vida; Centro de Amparo à Criança e Adolescente Nossa Senhora do Monte Carlo; Instituto Playing For Change; Associação Beneficente Projeto Nova Terra; Associação Beneficente São Roque; ABC Vida – Associação Beneficente Curitibana; Anjos – Amigos Nova Jerusalém Organização Social; Sociedade Crescer; Um Lugar ao Sol; Instituto AMA; CEIS Betânia – Irmandade Evangélica Betânia; Atitude na Cabeça e no Coração; Centro Sócio Educacional Esperança; ECD – Encontro Com Deus; Lar dos Idosos Recanto do Tarumã; Associação Iniciativa Cultural Passos da Criança; Teto; Paróquia Santo Antônio Parolin e Hils Farein.
Reportagem de Higor Augusto, com supervisão de Ana Flavia Silva.