A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Em evento online, 104 idosos se formam em programa da Universidade de Brasília

Alunos se graduaram pela Universidade do Envelhecer, da UnB. O ensino remoto foi a solução para idosos continuarem as aulas durante a pandemia.
Alunos se graduaram pela Universidade do Envelhecer, da UnB. O ensino remoto foi a solução para idosos continuarem as aulas durante a pandemia.

No último dia 26, 104 idosos receberam diplomas de Educador Político Social no Envelhecimento Humano. Em cerimônia online, os educadores se formaram pela Universidade do Envelhecer (UniSER), programa de extensão da Universidade de Brasília (UnB). 

Por causa da pandemia de Covid-19, os idosos não podiam mais ir à Universidade. Assim, as aulas passaram a ser online, com uma hora de duração. Leonardo Pereira, professor da UniSER, disse ao G1 que este foi “um grande processo de adaptação”. Mas mesmo com as dificuldades, deu tudo certo.

Uma das formadas foi Maria da Abadia. Aos 70 anos, ela realizou o sonho de conseguir um diploma. Isso porque ela trabalhava como auxiliar de ensino antes da aposentadoria, mas parou para cuidar do neto. Mas agora a moradora de Ceilândia, no Distrito Federal, comemora a sua conquista. “Desde a juventude, eu tinha o desejo de fazer uma faculdade”, lembra.

Leia também: Aos 62 anos, único desertor da Coreia do Norte abertamente gay encontra o amor

Oportunidades para os idosos

O Programa Universidade do Envelhecer é coordenado pela Universidade de Brasília desde 2015. Antes, era chamada Universidade da Maturidade (UMA), da UnB com parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Contudo, a partir de 2017, a UMA se tornou UniSER – A Arte de Viver

O programa atende pessoas com mais de 45 anos que desejam completar seu ciclo de formação. Dessa maneira, a UniSER oferece a cada semestre graduação em Educador Político Social no Envelhecimento Humano. Além disso, o curso possui duração de um ano e meio (três semestres) e é gratuito.

Conforme o site da UniSER, seu objetivo é melhorar a qualidade de vida dos idosos. Ademais, o programa busca aproximar a Universidade da população. Foto: UniSER/Reprodução.

Mesmo com o formato remoto, a procura pelo programa nunca esteve tão alta. De acordo com a UniSER, o curso teve recorde de inscrições em 2021: foram mais de 1300 interessados na última turma. 

“Tive o sentimento de dever cumprido. Vejo que a família UniSER está cada vez mais consolidada e engajada em empoderar nossos velhos!”, comemora a Secretária Pedagógica da UniSER, Andréa Pecce. 

Agora em abril, as inscrições abriram novamente para os Polos Ceilândia, Candangolândia e Taguatinga. Assim, 300 estudantes participarão das aulas – 100 em cada unidade.

Reportagem: Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.