Estamos no #julhosemplástico – uma campanha para reduzir o consumo de plástico descartável. E não haveria mês mais especial para essa notícia: o grupo Mili lançou hastes flexíveis de plástico biodegradável. O produto é brasileiro: foi desenvolvido na fábrica da empresa em Três Barras (SC). A embalagem com 75 hastes faz parte da linha premium da fabricante paranaense.
Plástico biodegradável
Segundo a empresa, o plástico usado nas hastes torna-se biodegradável com a adição do composto d2w, que acelera a decomposição do canudo. De modo geral, o plástico pode levar até 450 anos para se decompor na natureza. Itens muito pequenos, como os tubinhos das hastes e canudos de bebidas dificilmente são reciclados. Com o d2w, dependendo do meio, a degradação ocorre entre três meses e um ano.
Para garantir a rápida decomposição, o plástico não recebe aditivos químicos coloridos, por isso a haste flexível Mili Love & Care é transparente. Como o algodão das pontas das hastes é um produto natural, que recebe apenas tratamento antigermes, as hastes são 100% biodegradáveis.
Até então o composto vinha sendo aplicado apenas em canudinhos para bebidas. Produzido na Europa, ele é certificado no Brasil pelo Inmetro e ABNT.
Leia também: Escola participa de concurso da ONU para diminuir consumo de plástico
Inovação sustentável
A inovação foi desenvolvida em conjunto entre as áreas de produção, marketing e comercial da Mili. A engenheira de produção Renata Kozanda explica que a embalagem descreve as características do produto que protegem a natureza, mas ainda assim incentiva o consumidor a fazer a reciclagem, separando as pontas de algodão das hastes antes do descarte. “O algodão utilizado vai para o lixo orgânico e o canudinho para o lixo reciclável.”
CONFIRA MAIS BOAS NOTÍCIAS!
Para ver os vídeos do Tudo Já Existe, se inscreva em nosso canal do youtube
Siga nossas boas notícias no Instagram
Nos acompanhe no Facebook
* Texto: da redação, com assessoria