A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Empresas abrem as portas para animais abandonados

O que fazer quando um animal “perdido” aparece na sua casa? Ou na porta da sua empresa? Aqui em casa, a bicharada é toda adotada da rua ou resgatada de situações de risco. Entre cães e gatos, são cinco no meu apê, mais oito na minha mãe e outros três na casa da minha irmã. […]
animais abandonados

O que fazer quando um animal “perdido” aparece na sua casa? Ou na porta da sua empresa? Aqui em casa, a bicharada é toda adotada da rua ou resgatada de situações de risco. Entre cães e gatos, são cinco no meu apê, mais oito na minha mãe e outros três na casa da minha irmã. Algumas empresas também demonstram empatia e acolhem animais abandonados em suas dependências. Eu separei alguns exemplos:

O cãozinho segurança do shopping
animais abandonados
Foto: arquivo pessoal/ Sheila Abbage

Um cão já idoso entra pelas docas do Shopping Palladium, no bairro Portão, em Curitiba. A gerente de rh da empresa, Sheila Abbage, tira fotos e posta nas redes sociais na intenção de encontrar o dono. Nada feito. O que ela faz, então? “Contrata” o senhor Doc como segurança, com direito a crachá e uniforme. Mas o emprego novo não durou muito tempo: em dez dias, um dos lojistas adotou o bichinho e deu a ele um lar, com direito uma merecida aposentadoria.

 

Cãodomínio aberto
animais abandonados
Foto: arquio pessoal/ Débora Cristina Morás

Essa história eu contei na rádio em que trabalho, a BandNews FM Curitiba. Uma loja de carros usados no bairro Boqueirão instalou duas casinhas de cachorro, fixadas aos portões da empresa. Elas não são para cães de guarda. São para dois cachorrinhos abandonados, que vivem na rua e agora têm refúgio no local. Ali dormem o Negão e o Pretinho, que também ganham alimento e água fresca diariamente. A reportagem completa está no site da rádio.

 

Resort felino

No Ceará, o AquaVille Resort deixa claro, já recepção, que há hóspedes especiais no local: cerca de 20 gatinhos circulam pelo hotel diariamente. Eles são todos castrados, vacinados e muito bem cuidados. Vi o registro no Facebook de uma protetora independente e liguei para lá para saber se os gatinhos ainda vivem no hotel: sim, os felinos estão por toda parte, recepcionando os clientes e mostrando como os proprietários são atenciosos com os animais. (ALÔ NAMORADO, TAÍ UM ÓTIMO LUGAR PARA VISITAR NAS PRÓXIMAS FÉRIAS!)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=927321600681179&set=p.927321600681179&type=3&theater&ifg=1

Acolhida

No nosso último vídeo do Desafio Méliuz, minha irmã fala sobre o que faz o mundo dela melhor: os animais. E no local onde ela trabalha, os funcionários também buscam fazer o mundo dos animais melhor. É um centro de assistência social para pessoas, mas é comum que muitos levem os pets que os acompanham quando vão pedir ajuda. E é comum, também, que a equipe se mobilize para oferecer uma castração e alimento para os bichinhos. Um dos cães que aparece no vídeo é a Sky, dias depois da cirurgia de castração, se recuperando feliz. O vídeo completo você pode acessar em: Tudo Já Existe.

É isso.

Entenda: nenhuma dessas pessoas/empresas têm obrigação de fazer qualquer coisa por animais que aparecem nas suas portas. Mas fazem, por um motivo muito simples: humanidade. A capacidade de olhar para alguém inocente, precisando de ajuda, incapaz de compreender por que está sozinho no mundo.

Você também pode fazer alguma coisa quado encontrar um animal desacompanhado. Não precisa nem gostar de animais, basta gostar de ser bom. Além de prestar uma assistência básica (oferendo água e alimento – coisa que não se nega a ninguém, não é?), vale a pena verificar se ele de fato está perdido. Talvez alguém esteja procurando pelo pet e você pode ser a ponte para o reencontro. Algumas plataformas, como as redes sociais e a Puppyfi, podem ajudar. Mas tenha em mente que é muito provável que ele tenha sido abandonado – o abandono de animais ainda é uma dura realidade da nossa sociedade. Então você pode oferecer um pouco mais da sua empatia e solidariedade: inclua na lista um abrigo, que não precisa ser muito sofisticado, uma castração (item básico para evitar doenças e outros problemas) e um pouco de paciência até encontrar um adotante.

animais abandonados
Favor avisar autoria

Esse post é uma homenagem ao cãozinho assassinado supostamente dentro de um supermercado da rede Carrefour, em Osasco-SP. Essa caso é um desses que nos derrubam e nos fazem perguntar: por quê? Por que tanta crueldade, como pode alguém ter coragem de fazer mal a um ser indefeso? Por que a presença do animal incomoda tanto? Por que ele foi abandonado? Uma investigação foi aberta e com a visibilidade que o caso ganhou dificilmente ele vai cair no esquecimento. Mas fica aqui o registro, uma homenagem ao peludo inocente e a todos os outros que diariamente são negligenciados, torturados e mortos por “humanos”.