Recentemente, Katya Echazarreta realizou seu sonho e também o de muitas meninas, sendo a primeira mulher nascida no México a ir para o espaço.
Representatividade importa!
Já dizia a Disney: “Se você pode sonhar, você pode realizar”. Foi o que aconteceu com a engenheira Katya Echazarreta, de 26 anos. Desde pequena, seu sonho era conhecer o espaço e, hoje, ela é a primeira mexicana a sair do planeta!
A jovem participou de um concurso patrocinado pela organização não-governamental “Space for Humanity” (espaço para a humanidade, em tradução livre) e, junto com outros cinco pessoas selecionadas em todo o mundo, foi selecionada para ir ao espaço. A viagem aconteceu pela empresa Blue Origin, de Jeff Bezos, dono da Amazon.
Além de ser a primeira mulher nascida no México, Katya foi a única mulher selecionada para participar da experiência. “Todas as noites estive sonhando em ir para o espaço”, relata a engenheira.
Jornada de determinação
Desde pequena, seu caminho não foi nada fácil. Ela nasceu em Guadalajara, no México, mas sua família se mudou para os Estados Unidos quando tinha apenas sete anos. Nessa época, Katya não sabia uma palavra em inglês.
“Estar em um ambiente em que eu não sabia o que estava acontecendo e escutar dos meus professores que eu poderia reprovar de ano me deu energia para reagir”, lembra a jovem. Dessa forma, ela nunca deixou que nenhum desafio a impedisse que conquistar seus objetivos. “Desde aí, a terceira série, eu nunca mais parei”.
Quando tinha 17 anos, a família de Katya passou por dificuldades financeiras. Assim, ela teve que começar a trabalhar para ajudar a manter as contas em casa. Mas ela não desanimou. Chegou a ter quatro trabalhos ao mesmo tempo para pagar a faculdade e reconhece que tudo pelo o que passou a ajudou a ser mais forte hoje.
Veja mais boas notícias: Sem andar ou falar, estudante se forma em Medicina
Abrindo portas
Trabalhando na NASA como engenheira e também participando de eventos sobre o espaço, a mexicana afirma não ver diversidade suficiente nestes ambientes. Desse modo, Katya deseja abrir portas e ser inspiração para outras pessoas seguirem o seu caminho.
“Para mim, mão foi suficiente ir ao espaço. Quero levar outras pessoas para lá comigo. Existem tantas pessoas no mundo que sonham com as mesmas coisas que eu, mas eu não as vejo aqui. O que está acontecendo?”, questiona.
Um exemplo de mulher! Muito sucesso para Katya e para quem for seguir o seu caminho. Nós acreditamos em você 💖
Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.