Escolas de todo o país já podem inscrever os alunos para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Podem se candidatar alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas particulares do território brasileiro.
A OBMEP é considerada a maior competição científica do Brasil, e é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Todos os anos, a olimpíada reúne mais de 18 milhões de estudantes do ensino fundamental e ensino médio.
Só no ano passado, 18,1 milhões de alunos de 54 mil escolas participaram da competição, atingindo 99,78% dos municípios brasileiros.
“A gente sabe da importância dessas medalhas no estímulo ao ensino da matemática. Assim, resolvemos aumentar o número de medalhas concedidas aos estados”, disse em entrevista à Agência Brasil, o diretor adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim.
Deste modo, os alunos estarão concorrendo a medalhas nacionais mas, ao mesmo tempo, irão participar de uma disputa interna no seu estado. Cada estado vai distribuir um certo número de medalhas de ouro, prata e bronze para os seus alunos.
O diretor estima um aumento no número de medalhas distribuídas, de cerca de 8,4 mil para perto de 30 mil, além de 51 mil menções honrosas. O intuito desta medida é o estímulo do ensino da matemática.
Inscrições OBMEP
A inscrição pode ser realizada pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da OBMEP. É necessário informar o código no Ministério da Educação e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP) e criar uma senha.
No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na olimpíada. O regulamento pode ser encontrado aqui.
A olimpíada é realizada em duas fases: a primeira fase da olimpíada com uma prova objetiva de 20 questões e, a segunda, por uma prova discursiva de seis questões. A primeira fase será no dia 30 de maio. A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto, com a prova ocorrendo no dia 7 de outubro.
As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). A divulgação dos premiados está prevista para 20 de dezembro.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações da Agência Brasil.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.