A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Estudante brasileiro quebra recorde mundial ao recitar mais de 10 mil casas decimais

Aos 17 anos, Maike Anthony dos Santos Silva bateu o recorde mundial de memorização ao recitar 10.122 mil casas decimais
recorde_Mayke

O estudante mineiro Maike Anthony dos Santos Silva, 17, bateu o recorde mundial de memorização. Ele entrou para o Guinness World Records (Livro dos Recordes) ao recitar 10.122 casas decimais do número de Euler. O número é uma constante matemática com infinitas casas decimais. Para isso, ele falou por duas horas e 20 minutos, vendado.

Maike é aluno de eletrotécnica do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Segundo ele, o interesse pela memorização surgiu enquanto se preparava para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Na ocasião, no ano passado, o estudante conquistou uma medalha de ouro.

Veja mais boas notícias: Estudante faz fotos de formatura na comunidade: “da baixada para o mundo”

Foto: divulgação/Cefet-MG

Apaixonado por matemática

Natural de Belo Horizonte (MG), atualmente o jovem mora em Betim. Apaixonado por matemática, ele começou a ler livros sobre cálculo mental. “No meio disso, descobri as técnicas de memorização e me interessei”, conta. “Comecei a memorizar várias coisas para praticar, como 3.141 dígitos do PI, todos os países e suas capitais e a tabela periódica.” Dá pra acreditar?

Foi nesse período que o mineiro descobriu o Guinness Book. “Na época, o recorde era de 4.500 casas decimais. Como parecia desafiador, decidi praticar para quebrar o recorde”, explica. Segundo o jovem, ele memorizou 1.008 dígitos por dia, durante nove dias. Depois, foram 1.050 dígitos após o primeiro período.  Em seguida, dividiu os dias entre estudos e recitação. “Costumava gravar a minha voz falando todos os algarismos e ouvia o áudio para correção”, relata.

O processo de exercícios para a memorização ocorreu em quase um ano. O trabalho foi realizado no campus Nova Suíça, do Cefet-MG.

“Eu me sinto muito feliz em conquistar o recorde. Isso mostra que o meu esforço valeu a pena. Houve muitos momentos em que pensei que não conseguiria, mas ver que deu tudo certo no final causa um sentimento de satisfação e alívio muito grande”, comemora.

Em seu canal no YouTube, Maike apresenta outros dados que memorizou, como a tabela periódica e o pi, além de dicas de estudo.

Com informações do CEFET-MG.