Um projeto de inclusão para pessoas com autismo, idealizado pelo estudante de medicina Athur Ataide Ferreira Garcia, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele criou o Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA). Arthur é diagnosticado dentro do espectro e teve a ideia a partir das próprias demandas.
A iniciativa prevê autonomia no formato de avaliação de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento nas instituições de ensino do Estado. A deputada estadual Solange Freitas (União) escreveu o texto junto da família do estudante. Após a aprovação, dada no dia 8 de agosto, o projeto agora aguarda a sanção do governador Tarcísio de Freitas (REP).
Protocolo Individualizado de Avaliação
Segundo Arthur, a ideia do PIA surgiu a partir do desejo de garantir que alunos autistas sejam avaliados conforme a situação demanda. Por isso, o projeto é voltado a todos os estágios de ensino, desde a base até o nível superior.
“É uma forma eficaz e efetiva de combate às barreiras de acessibilidade atitudinal que, muitas vezes, privam que alunos autistas e neurodivergentes tenham acesso aos seus direito de suporte pedagógico”, diz o estudante.
Veja também: Jovens engenheiros adaptam cadeira de rodas para pai passear com filho
Além disso, o PL 551/2023 também visa que esses alunos e alunas possam escolher a forma de ser avaliados e como as provas serão realizadas. “As necessidades específicas de suporte e individualidades serão sempre respeitadas em todas as esferas de ensino”, completa Arthur.
O jovem conta com orgulho sobre o projeto e diz que ele foi redigido pelo pai, Marcelo Ataide Garcia.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva