Um bebedouro para pets feito de pvc e garrafas pets. Um planner confeccionado artesanalmente com materiais de origem local, à base de couro vegetal, madeira reaproveitada e folhas de papel recicladas. Esses são projetos de estudantes de Curitiba que têm desenvolvido produtos sustentáveis em miniempresas criadas em sala de aula.
Empreendedorismo na escola
Os projetos são dos alunos do Colégio Marista Santa Maria. As atividades fazem parte do programa Junior Achievement Brasil, uma das maiores organizações incentivadoras de jovens do mundo.
Hidropet
Foi pensando em evitar o desperdício e o descarte incorreto de material reciclável que estudantes de Curitiba construíram a Hidro Pet. A miniempresa produz bebedouros com material reutilizado e reciclável. Garrafas pets e canos de pvc são usados para montar um dispositivo que reabastece a água do animalzinho de maneira automática. Uma solução muito simples e sustentável para manter a água do pet fresquinha o dia todo. Além disso, a produção e desenvolvimento da empresa faz parte do aprendizado das crianças. De acordo com Bernardo Panka Archega, um dos estudantes responsáveis pelo projeto, a experiência tem sido muito interessante. “Montar uma empresa do zero é uma experiência e tanto. Negociar o que será produzido e vender nosso produto que ao mesmo tempo ajuda o meio ambiente e o mundo pet é incrível”, comentou.
Leia também: Meias do bem: projeto transforma meias velhas em cobertores
Reciclagem: um caminho necessário
Segundo o relatório da Organização WWF, todos os anos aproximadamente dez milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos. Ainda segundo o estudo, nesse ritmo, até 2030 os oceanos terão 26 mil garrafas de plástico a cada dois quilômetros.
Um planner sustentável
Outra turma desenvolveu a Quaternus, com a intenção de auxiliar, de forma ecológica, a organização do dia a dia. Para isso, o grupo se comprometeu com o meio ambiente por meio do uso de materiais que não agridam a natureza. Como resultado, nasceu um planner feito artesanalmente com materiais de origem local. Além disso, o produto é feito à base de couro vegetal, madeira reaproveitada e folhas de papel recicladas. O estudante Bruno Amaral Teixeira de Freitas, explica que a versatilidade do item foi o que levou o grupo a produzi-lo. ‘‘Escolhemos desenvolver um planner pelo fato de ser um produto extremamente útil, versátil e que alcança desde crianças até executivos’’.
Segundo a orientadora Pedagógica do Colégio Marista Paranaense, Roseana Reque Galastri, temas importantes para a vida dos estudantes são trabalhados em sala de aula. ‘‘Nós sempre trabalhamos, com nossos alunos, assuntos que julgamos importantes não só para a vida acadêmica, como para a vida pessoal e profissional deles, como é o caso da sustentabilidade’’.
Da redação, com assessoria
CONFIRA MAIS BOAS NOTÍCIAS!
Para ver os vídeos do Tudo Já Existe, se inscreva em nosso canal do youtube
Siga nossas boas notícias no Instagram
Nos acompanhe no Facebook