Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram finalistas do concurso internacional Silos Buenos Aires, organizado pela TerraViva. A proposta foi desenvolver a reabilitação de uma área abandonada dos silos de grãos em Puerto Madero, localizado na capital da Argentina. A equipe foi a única brasileira a se classificar.
O plano de retomar a identidade de um edifício que foi esquecido foi desenvolvido pelos alunos Alan Melo, Amanda Oliveira, Gabriela Zaruvne, Guaen Lee, Renata Leite e Mateus Tedeschi. O grupo precisou entender o contexto do local em que os silos estavam instalados e as necessidades da comunidade próximas, além dos conceitos arquitetônicos mais atualizados.
Projeto finalista
O projeto teve duração de três meses, desde as pesquisas até o resultado final. Dessa forma, os estudantes chegaram até o planejamento de um centro cultural artístico que foi apelidado de “Curva”. A ideia é que houvesse uma valorização da expressão humana em suas diversas formas, pela dança, música, pintura e outros modos de manifestação.
“É o movimento corporal que permite as pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidas. Na sua fluidez, além da rigidez do material que o limita, é no corpo que a arte acontece, onde os sentidos são percebidos e a imensidão do outro – pessoa, objeto ou espaço – encontra a possibilidade de interação”, destacaram os estudantes.
O concurso organizado pela empresa TerraViva reuniu diferentes propostas para reviver a área abandonada dos silos argentinos. Entre os trabalhos apresentados concorreram arquitetos já formados e estudantes da área. A avaliação foi feita pelo um júri composto por profissionais renomados da arquitetura internacional. O projeto também foi publicado no Archdaily, um dos portais de arquitetura mais reconhecidos no mundo.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações da Universidade Federal do Paraná.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.