Neste domingo (14), centenas de estudantes da Rede Marista de ensino fizeram uma viagem de férias diferente. Ao invés de visitar pontos turísticos ou conhecer parques, eles vão visitar comunidades em situação de vulnerabilidade social. Nos locais, vão promover atividades com as crianças, ajudar a revitalizar espaços públicos e exercitar a solidariedade.
A ação, batizada de Missão Solidária Marista, está na 14ª edição. Em 2019, foram escolhidas as cidades de Fazenda Rio Grande e Guaraqueçaba, no Paraná; Santos, litoral de São Paulo, e Caçador, em Santa Catarina.
Ao todo, 310 jovens de diferentes cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás participam das atividades. Eles são alunos dos Colégios Maristas, das Escolas Sociais, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do TECPUC. Entre 14 e 20 de julho eles vão dedicar as férias escolares para viver de perto a realidade dos moradores. O coordenador do projeto, Matheus Henrique Alves, explica a proposta. “Educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras”.
Educação para a solidariedade
Os alunos são recebidos por educadores e alunos das Escolas Sociais do Grupo Marista, que também participam do voluntariado. Localizadas em áreas de vulnerabilidade social, as Escolas Sociais são ponto de referência para as atividades da Missão. “O projeto pretende tanto despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a consciência política dos participantes, quanto favorecer a união e fortalecimento da comunidade que recebe o projeto”, reforça Alves.
Leia também: Atitude do bem: vizinhos transformam terrenos baldios em jardins e hortas
Férias com a mão na massa
Entre as atividades programadas, os alunos devem fazer algo prático para melhorar a comunidade visitada. Em Santa Catarina, na cidade de Caçador, eles vão revitalizar as salas de aula da Escola Municipal de Educação Básica Hilda Granemann de Souza. Além disso, devem pintar o espaço da Pastoral da Criança, na Comunidade Monge João Maria.
No Paraná, em Fazenda Rio Grande, será feita a revitalização da Escola Municipal Maryle Aparecida Schetter. Além disso, a Capela São Pedro vai ganhar nova pintura. Já em Guaraqueçaba, uma das regiões com o maior índice de vulnerabilidade social do Paraná, ruas do bairro do Costão vão ser revitalizadas. Está prevista também a pintura da Escola Municipal Antonio Barbosa Pinto e dos muros e casas das famílias locais.
Por fim, em Santos, o Espaço Cultural Associação de capoeira do Mestre Bahia no Monte Serrat vai ser revitalizada.
CONFIRA MAIS BOAS NOTÍCIAS!
Para ver os vídeos do Tudo Já Existe, se inscreva em nosso canal do youtube
Siga nossas boas notícias no Instagram
Nos acompanhe no Facebook