Feitas pela ilustradora Wooh NaYoung, as imagens mostram as personagens no Hanbok, vestimenta popular coreana
Apaixonada pelas princesas da Disney e interessada pelas linhas do Hanbok, traje típico da Coreia, a ilustradora Wooh NaYoung une os dois elementos em seus desenhos. Assim, suas ilustrações com as princesas da Disney nos trajes típicos coreanos ganharam visibilidade na Internet em todo o mundo. As obras atravessaram continentes e agora estão em exposição em São Paulo.
De 24 de julho a 18 de setembro de 2021, os visitantes podem apreciar os desenhos de Wooh gratuitamente no Centro Cultural Coreano da capital paulista. Em entrevista à Capricho, a artista conta que gostaria de visitar o Brasil e a exposição, mas lamenta que não seja possível por causa da pandemia de covid-19. “Eu ficaria muito feliz se muitas pessoas interessadas no Hanbok e na cultura coreana fossem visitar”, acrescenta.
Princesas da Disney – mais do que desenhos
Mais do que uma veste, o Hanbok representa a cultura tradicional coreana, já que existem vestígios de seu uso desde o Período os Três Reinos, que teve início em 59 A.C, e era usado cotidianamente até pouco tempo. Hoje, é usado somente em ocasiões especiais, mas não deixou de fazer parte do imaginário cultural do país.
Para a Capricho, NaYoung reconhece que, no início, a intenção do trabalho não era promover a cultura coreana para o exterior. “O Hanbok é muito significativo para mim. Como muitos trajes populares, ele tem sua beleza peculiar. Particularmente, eu gosto de desenhar as linhas únicas do Hanbok”, conta.
Veja mais boas notícias: Em parceria com Disney, Huggies lança animação sobre a importância do abraço entre mães e filhos
Sucesso na internet
O trabalho da artista viralizou na internet, a partir da série Contos de fada ocidentais em Hanbok. Dessa forma, ganhou reconhecimento em todo o mundo. Até atores como Emma Stone, Angelina Jolie e Mark Ruffalo reconheceram os desenhos da ilustradora.
“Desde então, tenho recebido mensagens positivas ao divulgar meu trabalho nas redes sociais. É um prazer promover o interesse no Hanbok e na cultura coreana através dos meus desenhos”, conclui.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.
Acompanhe o Tudo Já Existe nas redes sociais:
Instagram @tudojaexisteconecta
Facebook @tudojaexisteconecta
Youtube Tudo Já Existe
Tik Tok Tudo Já Existe Conecta
Linked In Tudo Já Existe