Da Vinci Experience reúne peças artísticas, de engenharia e de arquitetura realizadas pelo italiano. A mostra permanece na capital paranaense até 8/5, no Museu Oscar Niemeyer.
Para a sua época, Leonardo da Vinci era um inventor e descobridor fenomenal. Isso porque, mais do que revolucionar a pintura, trazendo proporções, luzes e sombras para o seu traço, também foi responsável por inúmeras descobertas sobre o corpo humano e o funcionamento das máquinas.
Em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer apresenta a mostra “Da Vinci Experience”, a qual permite compreender um pouco mais do trabalho do italiano. A exposição, assim, conta com duas salas — uma destinada ao lado cientista e a outra, ao lado artista de Leonardo.
Veja mais boas notícias: Escola francesa de Design, Artes e Comunicação Visual abre inscrições para 2022
Inventor, pintor, arquiteto
Os espaços mesclam produtos desenvolvidos por ele com explicações sobre sua vida e a importância das descobertas no momento em que viveu. Itens que que hoje, para nós parecem simples, como a bicicleta e o pistão, ou até o próprio funcionamento do corpo humano não eram conhecidos no século XV, quando Da Vinci decidiu estudá-las.
Ao final, a exposição se encerra com uma apresentação sobre o inventor em um ambiente interativo. Dessa forma, a ação permite ao visitante estar inserido na história contada e compreender como a mente brilhante de Leonardo funcionava.
A estudante de arquitetura Nicole Seoane, que visitou a mostra no Museu, diz que conhecer todos os lados do gênio italiano é inspiração para a profissão. “Me inspira a visão artística de Da Vinci e a maneira que ele conseguia ser multidisciplinar, ao ver a arte também na anatomia, na engenharia e na arquitetura”, conta.
Serviço
A exposição permanece no Museu Oscar Niemeyer até 8 de maio.
Horário de funcionamento: 10h-18h
Ingressos: R$30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; titulares da ID Jovem; portadores de câncer com documento comprovatório). Entrada gratuita às quartas-feiras.
Compre seu ingresso no site do Museu.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.