Jovens aprendem a pesquisar e analisar notícias, fontes e fatos confiáveis
As notícias falsas, ou fake news, circulam por redes sociais com grande agilidade e podem causar danos em diferentes áreas da sociedade. Em uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 81% dos entrevistados afirmou que as plataformas deveriam excluir rapidamente as publicações com notícias falsas. Para 14%, apenas um aviso de informação falsa já seria suficiente. Foram entrevistadas mais de 2.500 pessoas de todo o país em março deste ano.
A melhor ferramenta para combater as fake news é o senso crítico e a informação. É o que defende a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza. “Depois da alfabetização tradicional, é essencial investir também na alfabetização digital. Ou seja, usar a internet de forma responsável, com discernimento, senso crítico e respeito para que o ambiente online seja civilizado e construtivo”, analisa. Dessa forma nasceu o projeto “Fake ou News?” que envolve estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental durante as aulas do componente curricular Conexão XXI.
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Linguagem digital contra fake
Durante o ano, os alunos se familiarizam com a linguagem científica e tecnológica e pesquisam temas de seu interesse para se aprofundar. O professor atua como mediador. Dessa forma, ele orienta a aplicação do método científico e elaboração de hipóteses e resolução de problemas. Em meio a discussões e pesquisas, os adolescentes aprendem a defender ideias e pontos de vista, assim como negociar respeitosamente e aceitar opiniões diferentes. Para a coordenadora, o objetivo é “contribuir para a formação de estudantes críticos, capazes de entender o mundo, realizar escolhas relacionadas ao seu futuro e intervir na sociedade de forma consciente, democrática, ética e responsável”.
Como identificar se uma notícia é fake?
Preste atenção nas fontes de apoio. Ou seja, consulte as referências impressas e os links que foram citados ao longo do texto. Se uma notícia não tiver referências, desconfie. Ela pode trazer apenas a opinião de uma pessoa, não conter informações verídicas e até vir carregada de preconceito ou outras informações tendenciosas.
Analise como a informação chegou até você. Se foi por meio de redes sociais, redobre suas suspeitas. Seu colega, familiar ou amigo costuma checar as informações antes de compartilhar? Caso contrário, confira a veracidade e avise as pessoas envolvidas na conversa se desconfiar de algo.
Lembre-se de verificar a data da publicação. Não tire conclusões precipitadas com base apenas nos títulos e avalie se o conteúdo não é uma piada, um meme da internet. A alta frequência de erros ortográficos em um texto, é uma característica marcante em textos falsos, fique de olho!
Se ainda restarem dúvidas, você pode consultar especialistas da área. Professores, bibliotecários, pesquisadores e outros profissionais podem ajudar. Eles podem ter conhecimentos prévios relacionados àquela informação que você busca identificar se é verdadeira ou não.
Compartilhe apenas depois de checar os fatos. Lembre-se que as notícias falsas, muitas vezes possuem um caráter alarmante e que isso faz com que elas se espalhem ainda mais. Por esse e outros motivos, é importante ter responsabilidade na hora de divulgar informações.
Com informações da assessoria