O Hemorio contabiliza o dobro de doadores de sangue nesta quarta-feira (5). Longas filas se formaram no banco de sangue do Rio de Janeiro depois do anúncio de uma ação em parceria com a cantora Ludmilla. Isso porque cada doação dá direito a um ingresso para o show “Numanice”, que acontece no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no próximo sábado (8).
A medida vale para quem fizer uma doação em qualquer posto de coleta da instituição entre os dias 5 e 7 de julho. As cadeiras são do setor superior do estádio. No entanto, as entradas são limitadas e podem esgotar.
“Eu acordei tão feliz e grata com essas imagens de vocês no Hemorio. O Numanice começou uma festa e virou uma experiência que alimenta a nossa alma em muitas camadas. Estou realmente honrada e grata por fazer isso com vocês. Que Deus abençoe a sua vida, vocês salvaram muitas hoje!”, afirma Ludmilla. A cantora foi embaixadora do Hemorio em 2021.
Regras da ação
Na página do Hemorio no Instagram, a instituição destaca algumas das regras para participar da ação.
- Campanha válida na cidade do Rio de Janeiro, para doadores que visitem qualquer ponto de coleta do Hemorio entre os dias 05 a 07 de Julho. (Centro ou coletas externas);
- Ao visitar o Hemorio, comunique que sua doação é em nome da campanha Ludmilla Numanice. Ao final do cadastro, se certifique de que você informou corretamente seu e-mail cadastrado na Sympla. Caso você informe o e-mail errado, não terá como receber o ingresso depois, ok?
- Os ingressos são limitados e sujeitos a esgotar. Então se prepare e vá o quanto antes!
- E se liga: a discriminação de doadores de sangue por orientação sexual é crime (PL 3598/20). Vamos transformar essa doação em rotina?
Veja também: Mara Gabrilli caminha após 28 anos com a ajuda de exoesqueleto
Metas sobre doação de sangue
De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares nos bancos de sangue é preciso que de 1,5% a 3% da população doem regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo o país, são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue. A doação é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde.
Quem pode doar sangue
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Além disso, precisam levar um documento de identidade do responsável. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. No entanto, a perfuração na região oral ou genital impede doações enquanto houver uso da peça.
Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doarsomente após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Por outro lado, quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível.
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.