A ferramenta Colores del Rio, feita a partir de repolho roxo, é uma nova maneira de identificar o pH da água de forma ecológica. O dispositivo muda de cor ao entrar em contato com a água. Dessa forma, ela indica se a água é boa para consumo ou não.
A mestranda em design industrial Melissa Ortiz, na Califórnia, desenvolveu o projeto. Basicamente, trata-se de uma “pastilha” feita de resíduos de repolho roxo. A ferramenta fica vermelha se a água estiver ácida ou verde caso esteja alcalina.
Uma comunidade agrícola da Califórnia, na área de Salinas, está usando a ferramenta, que ainda é um protótipo. Assim, os moradores podem observar melhor a água antes de consumir.
Veja também: Cientistas desenvolvem material para fabricar plástico a base de plantas
Por que medir o pH da água
O pH da água é medido em uma escala de 0 a 14. Se estiver entre zero e seis, a água é ácida e pode trazer problemas para a saúde. Porém, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aponta que de 6 a 9,5 é o pH ideal para consumo. Além disso, o consumo acima desse parâmetro pode causar efeitos colaterais, como interferências no processo digestivo.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva