A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Filme iraniano sobre o amor consagra cineasta de 20 anos no Festival do Cinema Africano de Luxor

Em dois minutos, filme iraniano “Encontro das quintas-feiras” revela a persistência do amor após a morte com elementos da cultura do Irã
Em dois minutos, “Encontro das quintas-feiras” revela a persistência do amor após a morte com elementos da cultura do Irã.

Com apenas 20 anos, o cineasta iraniano Syed Mohammad Reza Kheradmand recebeu uma premiação do Festival de Cinema Africano de Luxor, no Egito, em 2019. Isso por causa do curta metragem que escreveu e dirigiu, “Encontro das quintas-feiras” que apresenta visões do casamento em meio à cultura iraniana. 

A produção mostra um casal de idosos dentro de um carro que recita um poema de Hafez, persa do século XIV. Porém, quando param no sinal vermelho, os dois reparam na presença de outro casal, que briga muito, mesmo com a filha pequena no banco de trás. Dessa forma, o ancião decide interferir na cena e dá uma lição de amor aos espectadores. Mas e a esposa do idoso? Caso você não queira receber nenhum spoiler, pule o próximo parágrafo. 

Para compreender de maneira completa a história, é preciso conhecer algumas tradições do Irã. Uma delas é a tradição de visitar os cemitérios às quintas-feiras. Ao final da cena, o homem olha feliz para a reconciliação do jovem casal. Mas o que dá destaque ao fim do curta é a ausência da esposa no banco do passageiro. Isso porque, como o nome da produção insinua, as flores que o idoso levava eram para a amada já falecida. 

Veja mais boas notícias: Zapata Filmes lança primeiro filme latino interativo em junho

Filme online

O filme iraniano “Encontro das quintas-feiras” está disponível no YouTube com legendas em inglês e possui mais de 1,8 milhão de visualizações. Mesmo sem entender os diálogos, é possível compreender o poder da narrativa de Syed Kheradmand.

Você pode assistir ao curta a seguir:

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.