A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Fisioterapeuta puxa quadrilha em hospital em tratamento de pacientes de Covid-19

A dança estimula os movimentos dos pacientes para que ganhem resistência física, além de demonstrar o carinho do profissional pelo trabalho.
A dança estimula os movimentos dos pacientes para que ganhem resistência física, além de demonstrar o carinho do profissional por seu trabalho.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Afonso, na Bahia, um profissional da saúde busca a recuperação de seus pacientes com muito alto astral. Julius Cesar é fisioterapeuta e resolveu levar a tradicional festa junina do Nordeste para as salas do hospital. 

Dessa forma, buscando a reabilitação dos infectados por Covid-19, ele incentiva os pacientes a se moverem ao ritmo da quadrilha. Em vídeo compartilhado pelo portal Só Notícia Boa, o próprio fisioterapeuta entra na dança, junto de uma mulher que ainda está ligada aos tubos de oxigênio.

Quadrilha pela saúde

 A UPA de Paulo Afonso expôs em suas redes sociais que a reabilitação de seus pacientes é feita pela equipe de Fisioterapia especializada. Além disso, a entidade explicou que utiliza a Ventilação Não Invasiva (VNI) como parte do tratamento dos infectados pela Covid-19. “Hoje não há dúvidas de que o uso da VNI em grupos selecionados de pacientes é responsável pela diminuição da necessidade de intubação, mortalidade e custos do tratamento”, afirmou. 

Entretanto, o trabalho de Julius Cesar, mais do que um tratamento, é uma forma de acolher os pacientes, com muita criatividade e carinho. “O trabalho dele tem muito amor envolvido”, afirma a psicóloga Roberta Cabral, amiga de Julius Cesar ao Só Notícia Boa.

Confira a seguir o vídeo da quadrilha na UPA de Santo Antônio:

https://www.instagram.com/p/CQGTMexgSMi/
Com muita criatividade, Julius Cesar busca a recuperação de seus pacientes. Assim, promoveu até quadrilha na ala de Covid da UPA.

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.