Quem optar pelas bicicletas elétricas e fizer a mudança pode receber até 2,5 mil euros do governo francês. Medida busca reduzir emissão de gases de efeito estufa no país.
A França, assim como outros países europeus, busca diminuir os efeitos da poluição urbana no meio ambiente. Uma das medidas adotadas pelo governo francês é o incentivo ao uso das bicicletas elétricas. Desse modo, quem substituir o seu carro por uma e-bike pode ganhar até 2,5 mil euros do governo.
A ação procura diminuir gradualmente o número de veículos rodando nas ruas, já que são os principais emissores de gases de efeito estufa. Na Grande São Paulo, por exemplo, os automóveis emitem 72,6% desses poluentes, de acordo com relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Para o presidente executivo da Cycling Industries Europe, iniciativa que procura aumentar o uso das bicicletas elétricas na Europa, todos os governos precisam reconhecer a importância desse meio de transporte. “Estamos vendo um aumento bem-vindo nos incentivos autônomos para a compra de bicicletas, mas a Assembleia Francesa deixou claro que as e-bikes e as bicicletas de carga devem ser apoiadas como substitutos de veículos”, expõe.
Veja mais boas notícias: CityQ: bicicleta com quatro rodas é alternativa de transporte sustentável nas grandes cidades
Redução das emissões de carbono
Segundo estudo conduzido pelo professor da Universidade de Oxford Christian Brand, o ciclismo no Reino Unido aumentou 9% durante a semana e 58% nos finais de semana em tempos de pandemia. O pesquisador aponta que em 2020 as alternativas aos meios de transporte poluentes representaram quase metade da redução de gases de efeito estufa na atmosfera.
Ainda conforme o estudo, os carros elétricos não são a solução para zerar as emissões de carbono. Isso porque, como mostrado pelo professor Brand, ele emitem, sim, partículas de carbono.
“Enfrentar as crises de poluição do clima e do ar exige a redução de todos os transportes motorizados, especialmente os carros particulares, o mais rápido possível. Focar apenas em veículos elétricos está desacelerando a corrida para emissões zero”, explica.
Dessa maneira, as bicicletas elétricas surgem como meio de transporte seguro e sustentável. E o uso dessa modalidade de transporte está em expansão. Em Lisboa, o incentivo do governo para compra e manutenção de bicicletas apresentou resultados expressivos. Assim, houve aumento de 50% em seu uso pelos cidadãos, conforme dados analisados pelo Instituto Superior Técnico da cidade.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.