A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Geração de energia renovável do Brasil bate recorde

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o país teve a melhor produção de energia renovável nos últimos 10 anos
Foto: Divulgação/Ari Versiani/Agência Brasil

O Brasil bateu o recorde na geração de energia renovável, alcançando a marca de 92% no ano passado. Esta geração de energia elétrica é feita a partir de fontes renováveis, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa.

A marca foi divulgada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), no mês de fevereiro. O índice mostra que a participação das usinas no total de energia gerada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos.

Só no ano passado foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês de energia renovável. Além disso, as usinas hidrelétricas corresponderam a 73,6% do total gerado (45.613 MW médio). As eólicas por 14,6% (9.066 MW médio). Já as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas (PCH), solar e as centrais geradoras hidrelétricas (CGH) foram responsáveis por 11,8% (7.291 MW médio).

O estudo também mostrou quais estados tiveram o maior crescimento na produção de energia hidráulica em 2022. Entre eles, o estado do Mato Grosso com aumento de 44 MW médio, São Paulo (219 MW médio), Tocantins (51 MW médio), Pará (599 MW médio), Goiás (194 MW médio), Sergipe (176 MW médio), Rio Grande do Sul (366 MW médio), Paraná (1.728 MW médio), Minas Gerais (1.178 MW médio), Santa Catarina (545 MW médio) e Alagoas (484 MW médio).

Veja mais boas notícias: BR-101 terá o primeiro pedágio inteligente do Brasil

Geração de energia renovável

A marca atingida tem como fator a chegada de 88 novas fazendas solares ao SIN. Isso contribuiu para que o segmento alcançasse 4% de representatividade na matriz nacional. Segundo o CCEE, a geração eólica cresceu 12,6% no comparativo anual, fornecendo à rede elétrica mais de 9 mil megawatts médios.

É importante ressaltar que hoje o país conta com 891 parques eólicos, que juntos somam mais de 25 mil megawatts de capacidade instaladas. Rio Grande do Norte (178 MW médio), Bahia (666 MW médio) e Piauí (340 MW médio) são os estados que apresentaram aumento na geração por fonte eólica.

Energias não-renováveis

Em relação à geração de energias não renováveis, a produção foi de 5.373 MW em média. A maior participação foi por fonte térmica a gás, com 45,0% (2.419 MW médio).

As fontes de energia nucleares produziram 28,3% (1.522 MW médio), seguidas do carvão mineral com 12,8% (690 MW médio). As demais fontes (térmica, GNL, óleo, gás/óleo, importação e reação exotérmica) responderam por 13,8% (743 MW médio) da produção.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Agência Brasil.

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.