Não é só a seleção brasileira que está em campo no Qatar. Isso porque outra representante do país participa de todos os jogos: a grama. Os gramados dos estádios que fazem parte da Copa do Mundo do Qatar são nativos brasileiros. Trata-se da grama platinum que é uma variedade da Paspalum vaginatum.
A condição climática do país sede tem grande influência na escolha pelo tipo de grama utilizado. No Oriente Médio faz muito calor e chove-se muito pouco. Sendo assim, este tipo de grama traz uma vantagem para os organizadores, já que pode ser irrigada com água do mar tratada.
A chamada grama platinum presente nos oito estádios resiste bem à seca e convive satisfatoriamente com a baixa umidade, com o calor excessivo e ao pisoteio. Além disso, tolera também a salinidade.
Veja mais boas notícias: Trio de arbitragem totalmente feminino atuará pela primeira vez em jogo da Copa
Apesar de ser nativa brasileira, essa espécie não é muita utilizada por aqui. A grande maioria dos estádios de futebol brasileiros utilizam a grama bermuda, da espécie Cynodon dactylon. Este outro tipo tem um alto nível de regeneração. Dessa forma, a grama suporta o elevado número de jogos em que é utilizada, chegando a quase 60 jogos por temporada.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.
Veja também: