A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Guarda Municipal faz doação de sangue coletiva como incentivo

Neste sábado (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e alunos em formação da Guarda Civil fizeram doações como forma de incentivo.
sangue
(Foto: Ilustração/Pexels)

Alunos do curso de formação de agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) fizeram doações como forma de incentivo. Com a doação coletiva esses estudantes não buscam apenas aumentar os estoques de sangue, mas também inspirar outros a seguir o mesmo caminho.

Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, o Dia Nacional do Doador de Sangue tem como propósito sensibilizar a sociedade. Neste ano, a data cai em um sábado, o que proporciona maior disponibilidade para pessoas que tem interesse na causa.

Veja também: Dia de Doar: como funciona e como celebrar a data?

Doar sangue é um gesto simples, mas de extrema importância. Para ser um doador, é necessário pesar no mínimo 50 quilos e ter idade entre 18 e 69 anos. As restrições incluem histórico de Hepatite após os 11 anos, gestantes, lactantes e aqueles expostos a doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis e doença de Chagas.

A doação de sangue pode ser realizada em diversos locais, como hemocentros, hospitais e unidades de coleta. O processo é simples e seguro, e envolve uma entrevista inicial para garantir se o doador está apto. Uma única doação, que geralmente consiste em 450 ml de sangue, pode salvar até três vidas.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva.