A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Homem com paralisia tem recuperação impressionante após 2 anos

Adam Aguirre teve síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que afeta do sistema nervoso central, podendo provocar paralisia completa.
Adam Aguirre mostra recuperação após síndrome do Guillain-Barré. Foto: reprodução / vídeo.

Adam Aguirre, de 39 anos, mostrou o quanto o amor em família é capaz de superar qualquer desafio. Em 2021, Adam estava sentado no banco de trás do carro com seus dois filhos quando sentiu seu corpo simplesmente apagar. “Eu não fazia ideia do que estava acontecendo, fiquei muito assustado durante uma semana, até ficar completamente paralisado”, explicou. Adam não sabia naquele momento, mas ele estava apresentando os primeiros sintomas da síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que afeta do sistema nervoso central e provoca a paralisia completa do corpo.

“Ele lentamente começou a ficar paralisado. Perdeu a capacidade de andar, foi perdendo a mobilidade dos braços, das mãos. Sua respiração começou a ficar cada vez pior. Foram dias muito assustadores”, conta Lindsay Aguirre, esposa de Adam. Inabilitado por seis semanas, Adam não conseguira falar, não mexia as mãos, os braços, estava paralisado.

Leia também: Pai e filho pilotos recriam foto em cabine de avião 29 anos depois

Adam conseguiu reverter a doença após dias internado. “Eu tinha uma foto dos meus filhos que eu olhava todos os dias. Eles foram a minha inspiração para me recuperar”, relembra. Adrea Tripp, diretora do programa de reabilitação do Kindred Hospital, recorda de como Adam chegou ao hospital. “Ele estava muito mal. Precisou de ventilação mecânica para respirar, fizemos uma traqueostomia. Ele era alimentado e hidratado por uma sonda gástrica. Ele praticamente só piscava os olhos quando tentava se comunicar ou dizer alguma coisa”, revela.

Mudança e recuperação após Síndrome de Guillain-Barré

Adam aos poucos foi recuperando os movimentos. Progressivamente começou a mexer as mãos, digitava com os dedos pequenas mensagens para a família. Foi ganhando força e coordenação para usar o celular, escrever mensagens para os filhos e espora. Com melhora progressiva, Adam deixou a respiração mecânica.

Andrea Tripp lembra de como Adam chegou ao hospital. Ver seu paciente se recuperando depois de tudo que passou tem sido incrível para ela. O médico Sam Clark, que auxiliou na recuperação de Adam, se diz realizado com o progresso de seu paciente. “Ele não tinha forças para respirar. Aos poucos, ele foi melhorando e voltou para a casa por causa dos filhos. O que poderia ser melhor para mim como médico?”, comemora.

Depois de dois anos, Adam Aguirre continuou com a recuperação motora e muscular em casa. Muitas sessões de terapia, fisioterapia, hidroginástica, musculação. Em 2023, Adam postou um vídeo nas redes sociais que mostra a evolução dele depois da doença. Confira a seguir:

Apoie o jornalismo de solução!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook