A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Homem protege ninho de mãe cisne para filhotes nascerem em segurança

Depois de dez anos acompanhando a ave perder ovos em enchentes e ataques de raposa, Rob Adamson ajudou a cisne a finalmente ser mãe.
Depois de dez anos acompanhando a ave perder ovos em enchentes e ataques de raposa, Rob Adamson ajudou a cisne a finalmente ser mãe.

Em St Ives, na Inglaterra, uma mãe cisne não tinha sorte em manter os seus ovos em segurança. Mas isso mudou depois que Rob Adamson, de 42 anos, que vive na marina da cidade, decidiu ajudá-la. 

Para a BBC, o homem conta que observou a mesma cisne por dez anos em suas tentativas de abrigar o ninho, sem sucesso. Contudo, dessa vez ele estava determinado a fazer com que a ave pudesse ter os seus filhotes. Assim, Rob construiu uma jangada para que nem as enchentes nem as raposas alcançassem os ovos. E deu certo!

A jangada de Rob ajudou a manter os ovos em segurança e, assim, permitiu que os filhotes pudessem nascer. Foto: Jones Boatyard

Agora, a mãe cisne cuida de oito filhotes, que eclodiram dos ovos saudáveis e bem. Rob, por sua vez, se sentiu realizado. “Fiquei rondando a marinha por uma semana como um pai esperando seus filhos”, reconhece. “Quando eles nasceram, fiquei como uma criança no dia de Natal. Foi como ganhar na loteria”.

O homem do cisne

Na cidade de St Ives, na costa do Mar Celta, o morador da marinha já possui fama como ajudante dos cisnes. Isso porque, antes do caso da mãe e seu ninho, ele acolheu uma outra ave da espécie, chamada Sid. Conforme a BBC, Rob até tentou liberar o animal na natureza, mas ele ficava voltando para encontrá-lo.

Sid despertou o amor de Rob pelos cisnes. Desse modo, hoje ele não deseja abandoná-los mais. Foto: Rob Adamson/ Arquivo Pessoal

O homem explica que seu coração se abriu para os cisnes depois da experiência com Sid. “Acompanhei esse par falhar em ter seus filhotes por dez anos. Nós não devemos interferir em sua vivência, porém se eu não fizesse nada, todos os filhotes iam morrer”, afirma. 

Como um pai orgulhoso, Rob não deseja abandonar a marinha para ficar perto dos animais. Dessa forma, expõe que não trocaria seu barco nem por uma casa de dez milhões de libras.