A inteligência artificial (IA) desenvolvida pelo pesquisador Fábio Teodoro de Souza identifica focos de incêndio com 85% de precisão. Além disso, a tecnologia permite uma previsão com 12 horas de antecedência das chamas. A metodologia, disponível desde 2015, considera dados de focos de incêndio monitorados por satélites e informações prejudiciais.
Os incêndios florestais têm se tornado mais frequentes devido a mudanças climáticas, além das altas temperaturas e baixa umidade do ar. Assim, os satélites na órbita da Terra monitoram 24 horas por dia as coordenadas dos focos de incêndio, registrando posição e localização.
Veja também: Revolução tecnológica: entenda como a inteligência artificial (IA) pode contribuir
Segundo a Agência Brasil, o método consiste no cruzamento das informações de foco de incêndio com os dados meteorológicos da estação. Ela registra temperatura, radiação solar, velocidade do vento, umidade e chuva.
Além disso, testes efetuados no Parque Nacional Chapada das Mesas, no Maranhão, mostram que ela pode ser aplicada em qualquer local do país. Assim, a IA considerou dados de focos de incêndios monitorados por satélites do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e dados meteorológicos da rede automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.
*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva