Foi publicado nesta terça-feira (15), no Diário Oficial da União, o decreto que autoriza o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a nomear 257 pessoas. Quem pode compor o quadro de funcionários são os candidatos aprovados no cadastro reserva do concurso público realizado em janeiro de 2022. Dessa forma, a medida atende ao pedido do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
O pedido se deve ao fato da instituição contar com poucos funcionários. Isso porque o Ibama, que já teve um quadro de 1,7 mil trabalhadores, atualmente conta com somente cerca de 700.
Veja também: Cientistas desenvolvem material para fabricar plástico a base de plantas
Os novos servidores devem reforçar a instituição que atua nas ações de proteção ambiental. Além disso, eles devem articular e desenvolver políticas de gestão do meio ambiente, com atribuições como a concessão de licenças ambientais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comenta a importância das contratações. “O que vai resolver de verdade é contratar funcionários pra pôr o pé na estrada e controlar o que precisa controlar. Não é porque nós estamos no mundo desenvolvido, do ponto de vista digital, que a gente vai prescindir do ser humano”, acrescentou.
Segundo a Agência Brasil, serão nomeados 24 analistas administrativos, 100 analistas ambientais e 133 técnicos ambientais.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente justifica as contratações. “Contribuirá para a melhoria na qualidade dos trabalhos e auxiliará na resposta ao enorme desafio assumido pelo país de zerar o desmatamento ilegal até 2030”, afirma.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva