Uma idosa, diagnosticada com Alzheimer, deixou um recado à caneta na porta de um guarda-roupas que emocionou os familiares. A mensagem deixada foi para dizer que era doadora de órgãos e esclarecer que alguns poderiam “não servir” para um receptor.
“Família e amigos, sou doadora total de órgãos. O pulmão, não. Fumei muitos anos. O fígado é virgem, nunca bebi. As córneas, ok. O coração, ok. Os rins, ok. E tudo o que puderem aproveitar. Obrigada”, comunicou a idosa.
Porém, os familiares só perceberam a mensagem deixada quando foram esvaziar o apartamento da mulher. A jovem Sofia Espinosa Moura foi quem divulgou o recado da avó, Maria Pinilla Porta, nas redes sociais.
Segundo o portal R7, a idosa está viva, mas também tem o diagnóstico de demência e no momento, mora com a neta.
Como ser doador de órgãos
Para ser doador de órgãos é simples: segundo o Ministério da Saúde, basta avisar à família que deseja ser um doador de órgãos. Dessa forma, após a morte, os familiares podem autorizar a doação e retirada dos órgãos e tecidos. Não é necessário deixar algo escrito ou assinado para comprovar a vontade de se tornar doador.
É importante destacar que um único doador pode ajudar a salvar mais de 20 pessoas, segundo a Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos (Adote). Mesmo assim, o Brasil tem um baixo índice de doadores, com menos de 20 a cada milhão de habitantes.
Veja o vídeo que mostra a mensagem da idosa
@sofiaespinosamoura Fomos esvaziar o apartamento da minha avó e achamos essa surpresa ❤️
♬ som original – Sofia Espinosa Moura
Veja também: Fãs de Ludmilla lotam Hemorio para doar sangue em troca de ingresso
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva