A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Idosa de 92 anos escreve livro à mão para netos

Zuleide Dória, de Fortaleza, no Ceará, está contando a história de vida, como em uma biografia, para dar aos netos
idosa
idosa
Idosa persiste em escrever o livro a mão (Foto: Reprodução/Alô Alô Bahia)

Uma mulher de 92 anos, Zuleide Dória, está escrevendo um livro à mão para contar aos netos a história de vida. A idosa é de Fortaleza, Ceará, foi professora e gosta de ler e escrever.

O livro trata-se da coleção “Tesouros de Família” e tem o nome de “Vó, me conta sua história?”. Assim, ele “capítulos” preestabelecidos, como se fossem campos a serem preenchidos por quem escreve. Por isso, segundo familiares, dona Zuleide não gostou da ideia de primeira. Ela ficou desmotivada por fatores como o número de páginas, por ter a idade avançada e sentir medo de não conseguir terminar.

No entanto, Vanessa, uma das netas que deu o livro para a avó, insistiu para que ela se interessasse pelo projeto. “Eu fui explicando a proposta, li algumas perguntas do livro para ela e ela foi vendo que sabia responder e foi se interessando. Comecei orientando, guiando, e ela ia escrevendo conforme eu ia lendo. Passou um tempinho, eu me distraí e, quando vi, ela já estava escrevendo sozinha, virando as páginas”, conta a neta.

Veja também: Brasileira de 94 anos pode entrar para o Guiness como a estudante mais idosa do mundo

Dona Zuleide explica como foi começar a escrever. “Eu me senti muito bem escrevendo, senti alegria, vontade de fazer. Lembrei da minha infância, da minha época de juventude. Eu fui criada no meio de pessoas que gostavam muito de ler, escrever e conversar”, diz.

Por isso, Vanessa, que é psicóloga persistiu para que a avó iniciasse a escrever o livro. Sendo assim, segundo a neta, o livro pode contribuir com a memória da dona Zuleide. “Na velhice, é comum os idosos se desconectarem do que gostam, dos interesses, dos sonhos. Eles vão se distanciando da própria vida, principalmente se não recebem estímulos e acolhimento da rede de apoio”, conta ao jornal Alô Alô Bahia.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · ·