A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Inciativa paranaense de empreendedorismo inclusivo concorre a prêmio nos EUA

Voar longe: esse é o sonho de muito empreendedor. Mas para conseguir fazer o negócio decolar, além de muito esforço, é essencial ter conhecimento. E foi ajudando empreendedores de primeira viagem a fugir das turbulências do mercado, que um projeto do Paraná conquistou novos ares. Com a oferta de cursos gratuitos, a plataforma “Tamo Junto” […]

Voar longe: esse é o sonho de muito empreendedor. Mas para conseguir fazer o negócio decolar, além de muito esforço, é essencial ter conhecimento. E foi ajudando empreendedores de primeira viagem a fugir das turbulências do mercado, que um projeto do Paraná conquistou novos ares. Com a oferta de cursos gratuitos, a plataforma “Tamo Junto” se tornou finalista do Desafio de Inovação Inclusiva. O reconhecimento é concedido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT na sigla em inglês). A instituição é uma das mais conceituadas dos EUA e o projeto é o único brasileiro na disputa.

O objetivo da premiação é destacar e apoiar iniciativas sociais de empreendedorismo. As votações populares encerraram na última terça (29). Um júri também irá participar da escolha da melhor ideia.

Em 2019, 3 projetos brasileiros saíram vencedores do concurso. Além do mérito, a instituição patrocina as ações ganhadoras. Neste ano o aporte a categoria em que o “Tamo Junto” concorre chegará a US$ 10 mil, cerca de R$ 50 mil.

Leia também: Maratonista correrá por Curitiba no dia do aniversário para ajudar ONG

Empreendorismo de baixa renda

O projeto existe desde 2014 e tem como foco microempreendedores de baixa renda. A ideia é desenvolver e ofertar de graça materiais que ajudem a orientar quem está começando um negócio. Com o tempo, a plataforma foi crescendo. Hoje tem atuação em todo o Brasil e pelo YouTube mais de 68 mil inscritos acompanham os conteúdos do canal “Tamo Junto”.

Nas contas da Aliança Empreendedora, responsável pela plataforma, 75 mil pessoas já foram beneficiadas com as instruções e dicas do projeto. E o número não para de crescer.

Alta procura na pandemia

Plataforma oferece conteúdos de empreendedorismo focados na pandemia. Foto: reprodução.

A crise de Covid-19 fez a quantidade de empreendedores inscritos no “Tamo Junto” dar um salto. Foram 45 mil pessoas a mais só este ano. Antes da pandemia eram cerca de 30 mil cadastrados.

“Nós apoiamos pessoas a se verem como empreendedoras e se desenvolverem”, diz Luísa Bonin, co-fundadora do projeto. Os materiais apresentam conteúdos sobre gestão financeira, formalização, marketing, delivery e vendas online. Não à toa, noções cruciais para negócios em tempos de coronavírus. Nas palavras de Luísa, o conhecimento proporcionado pela plataforma é um caminho para que empreendedores tenham “uma fonte de renda estável e acesso a uma vida melhor”.

Ela já vislumbra planos caso o “Tamo Junto” ganhe o desafio. “Com o prêmio, vamos apoiar ainda mais pessoas”, afirma. O foco, segundo ela, será a criação de novos conteúdos gratuitos e a expansão da distribuição para os materiais “chegarem em quem precisa”.