A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Inep permite uso de documentos digitais no Enem

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro com horários de provas diferentes
enem
enem
Documentos digitais serão válidos para identificação de estudantes que realizarão o Enem (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Em 2023, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) serão nos dias 5 e 12 de novembro. Além de estar com os estudos em dia, é importante que o candidato esteja atento a detalhes como a documentação necessária e o que pode ou não levar para o local das provas. A novidade do ano é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) incluiu os documentos digitais como documentos válidos para a identificação do participante nos dias de realização das provas.

Desde 2017, o Enem é aplicado em dois domingos consecutivos. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática. 

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias, mas o horário de término é diferente. No dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

O que levar para fazer a prova do Enem

Neste ano, com a liberação do Inep aos documentos digitais, a identificação do candidato deve ficar mais fácil. Assim, são válidos o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação Digital ou o RG Digital. Mas, atenção: capturas de telas não serão aceitas.

Para fazer a prova é obrigatório usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e um documento de identificação válido, seja físico ou digital. Além disso, a organização recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso precise justificar a presença no exame.

Veja também: Computadores recuperados são doados a alunas para se desenvolverem em tecnologia

Como são as provas do Enem?

O Enem tem quatro provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Além disso, faz parte da avaliação uma redação de no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · · · ·