A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Iniciativa capacita educadores para trabalhar com crianças em vulnerabilidade social

Uma iniciativa atuante em diversos países capacita educadores para trabalhar com crianças de vulnerabilidade social
educadores
educadores
Capacitação de educadores (Foto: Divulgação)

Uma iniciativa atuante em diversos países capacita professores para trabalhar com crianças de vulnerabilidade social. Além disso, a instituição também oferece aos jovens atividade no contraturno escolar, para auxiliar na educação dos estudantes.

A organização foi criada a partir da fusão de duas associações: a Atuação Voluntária, de São José dos Pinhais (PR), e a PEDE-Brasil, que chegou ao país em busca de instituições para firmar parcerias e também atuar por aqui. Assim, em 2021 nasceu a Atuação Global. Com a colaboração de holandeses, foi possível expandir o trabalho.

A diretora do projeto, Juliana Helpa conta o que mudou nas associações após a parceria. “A equipe da Atuação Voluntária na época não tinha patrimônio nem recursos. Tínhamos muitos voluntários e os programas atuando, mas não tínhamos a estrutura da Associação PEDE para captação de recursos”, comenta. Ela também explica que, atualmente, parte do orçamento da Atuação Global é oriundo da antiga PEDE-Brasil.

Atuação Global

A Atuação Global marca presença na educação com dois programas voltados para a área. Um deles, o Programa de Ensino Para a Vida (PEVI) tem a finalidade de ensinar educadores a trabalharem com crianças de 3 a 18 anos, no contraturno escolar.

“Nós formamos esses educadores, desenvolvemos um currículo pedagógico e também a mentoria desses educadores sociais. O educador social enfrenta grandes desafios para atuar dentro das comunidades em vulnerabilidade, e muitas vezes tem muito coração, mas não tem as ferramentas e a capacitação técnica suficiente”, explica a diretora.

Veja também: Computadores recuperados são doados a alunas para se desenvolverem em tecnologia

Outro programa é o Educação Para a Vida (EPV), aplicado diretamente no turno escolar, em escolas com crianças em situações de vulnerabilidade social. O EPV funciona em escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com jovens do ensino básico, fundamental e médio. Assim, ele também visa a capacitação de profissionais da educação, como professores e gestores escolares para atuar com jovens vulneráveis.

Atualmente, o Atuação Global opera em todas as regiões do Brasil e em 10 países ao todo: Angola, Guiné-Bissau, Namíbia, Paquistão, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Nepal, Timor-Leste e o próprio Brasil.

Segundo Juliana, os trabalhos são feitos com educadores locais, que adequam os programas à cultura do próprio país. Ela afirma que um dos maiores desafios é o diálogo intercultural, quando não há compreensão total dos professores do projeto com os educadores de outras culturas. Assim, uma das adversidades apontadas pela diretora é o tempo que alguns educadores levam para assimilar as informações e adaptá-las para cultura local.

Porém, Juliana destaca que há algo positivo e em comum em todos os lugares onde os programas são aplicados. Ela explica que sempre encontra educadores que querem aprender para ajudar crianças da própria comunidade.

Apoie o jornalismo de solução!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

Mais sobre → · ·