Médicos oferecem tratamento gratuito a pacientes que sofrem com doenças hepáticas, em Curitiba-PR. O Instituto para Cuidado do Fígado (ICF) foi fundado há 12 anos pelos médicos Fabio Porto, Fabio Silveira e Cassia Sbrissia Silveira e recebe pessoas que precisam de atendimento, mas não têm condições de pagar.
A motivação para a criação do ICF veio da experiência na rotina de atendimentos. “Sempre trabalhamos em hospitais e havia dificuldade para o paciente chegar até nós. Havia poucos ambulatórios, poucos atendimentos pelo SUS e poucos pacientes tinham condições de pagar pelas consultas. Por isso, eles chegavam até nós em um estágio muito avançado para serem tratados”, conta o cirurgião Fabio Porto.
Para iniciar os trabalhos com o Instituto, houve mobilizações voluntárias desde os próprios médicos até comunicadores. Porto estipula que mais de 10 mil pessoas já fizeram tratamento no ICF. Além disso, ele contabiliza cerca de 30 mil consultas desde a fundação do espaço.
Veja também: Pacientes de diálise contam suas histórias de superação em depoimentos emocionantes
Parceria para manter o atendimento
O instituto opera em um edifício, em uma área de 96m² em parceria com o Narcóticos Anônimos (NA). Segundo Porto, a cooperação ajuda a direcionar o atendimento a pacientes que também são dependentes químicos.
O instituto, no entanto, não trabalha apenas com atendimento diretos. O ICF tem um trabalho voltado à conscientização para prevenção e tratamento precoce de doenças hepáticas. “Nós conseguimos conscientizar as pessoas quanto à importância de fazer exames de hepatite, à doação de órgãos e sobre bebida alcoólica”, completa Porto.
Para manter a funcionalidade do projeto, o ICF conta com um bazar de produtos apreendidos pela Receita Federal e também arrecada recursos por meio do programa Nota Paraná. Porém, a instituição também aceita doações de pessoas físicas, basta entrar em contato pelas redes sociais.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.
*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva