A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Iranianas voltam a frequentar estádios de futebol após 44 anos de proibições

A participação de mulheres iranianas em jogos de futebol tem sido motivo de discussão no país desde a proibição, em 1979
iranianas

Após mais de 40 anos de proibições para assistir jogos de clubes de futebol masculino dentro de estádios, as mulheres iranianas reconquistaram o direito de ir aos eventos.

Segundo o TRT World, a participação de mulheres em jogos de futebol tem sido motivo de discussão no Irã desde a proibição, em 1979, depois da revolução islâmica no país.

Estádio que iranianas terão acesso (Foto: Divulgação/Sepahan_official)

O presidente da Federação Iraniana de Futebol, Mehdi Taj, anunciou o livre acesso do público feminino aos estádios durante o sorteio de partidas de times. Ele destacou que estádios no oeste do país estão prontos para receber mulheres.

No entanto, apesar da liberação, a regra só vale para alguns estádios e para partidas de times locais. Isso porque no Irã existem costumes e normas para a presença em locais públicos. Alguns são destinados a homens e outros a mulheres.

Veja também: Seleção feminina do Haiti estreia em Copas do Mundo neste ano

As tradições e costumes de que em público, as mulheres devem usar as vestimentas que cobrem cabelo, pescoço e desde os braços até o tornozelo continuam. Além disso, também há regras para maquiagem e cores de esmalte.

Porém, nos últimos anos, apenas algumas mulheres puderam assistir a jogos da seleção dentro dos estádios. Um exemplo foi contra a Rússia, em amistoso da seleção iraniana.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva