A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Jabuti resgatada de incêndio, ganha prótese 3D de casco

O animal foi vítima de um incêndio e perdeu seu casco natural, alunos e engenheiros de Jaguariúna desenvolveram uma prótese 3D para o animal.
Jabuti resgatada de incêndio, ganha prótese 3D de casco
Animal resgatado de incêndio tinha queimaduras em seu casco, patas e olhos.
Foto: Reprodução/Instagram UniEduK

A Jabuti, chamada Maria, foi resgatada de um incêndio no ano passado e teve parte de seu casco, danificado por conta das chamas. Para recomeçar sua vida, alunos e engenheiros da Universidade de Jaguriúna projetaram uma prótese 3D para o animal.

Todo o desenvolvimento da biotecnologia foi com o objetivo de devolver qualidade de vida ao animal. E isto só foi possível pela parceria entre o Grupo UniEduK juntamente com o egresso e médico-veterinário formado pela UniFAJ, Alex de Alcântara.

Além disso, o projeto também contou com o apoio do curso de Medicina Veterinária e Engenharia de Produção da UniFAJ.

O processo de desenvolvimento da prótese 3D foi realizado no Laboratório de Processos de Fabricação da UniFAJ, em Jaguariúna. Para que houvesse sucesso na confeccção, a jabuti passou por algumas tomografias para ajudar na projeção e construção do novo casco.

A prótese 3D

A construção do casco foi feita em um modelo virtual que serviu como base para a produção do casco físico feito de ácido polilático (PLA), um material feito a partir do amido de milho ou cana de açúcar.

Segundo o aluno do curso de Medicina Veterinária e técnico do Laboratório de Engenharia da UniFAJ, Vinicius Olivetto Fernandes, que participou do processo contou ao site da universidade que o casco perdeu toda queratina e já não servia mais para a proteção do animal.

O material se chama ‘PLA’. É um plástico biodegradável feito através do amido de milho ou cana-de-açúcar”, conta Vinicius.

A prótese 3D foi feita com materiais biodegradáveis a fim de proporcionar ao animal segurança e bem-estar novamente. Toda a confecção do novo casco foi feita pela impressora 3D do laboratório da universidade.

Vídeo: Reprodução/Instagram UniEduK

Parceria que deu certo

A UniFAJ deu apoio tomografia e a impressão do casco em 3D e também sediou a cirurgia de implantação do novo casco. O procedimento foi feito pelo Dr. Alex no Hospital Veterinário de Jaguariúna e pode ser presenciado pelo aluno Vinicius.

Desse modo, Vinicius teve a oportunidade de presenciar essa ação, pensa na possibilidade de conciliar as áreas de Medicina Veterinária e Engenharia num projeto de Iniciação Científica.

Após a cirurgia, Maria já está bem, e segue se recuperando acompanhada pela equipe do médico-veterinário Alex.

Vídeo: Reprodução/Instagram UniEduK

No entanto, esta não é a primeira vez que a tecnologia é utilizada para reabilitação de animais domésticos e silvestres. Isto porque, em 2016, brasileiros produziram o primeiro casco de jabuti 3D do mundo, um casco semelhante a este.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da UniFAJ e UniEduK. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.