O jogador polonês Marcin Oleksy ganhou o Prêmio Puskas da Fifa de 2023. Ele concorria na premiação pelo seu belo gol de voleio marcado no Campeonato Polonês de Futebol de Amputados com outros finalistas .
Oleksy possui uma parte da perna esquerda amputada e atua pelo clube Warta Poznan e pela seleção da Polônia. E está entrando para história, sendo o primeiro jogador de futebol para amputados a ser indicado ao prêmio de gol mais bonito da temporada.
A jogada feita pelo atleta de 35 anos aconteceu na partida contra o Stal Rzeszow, em novembro do ano passado. Tudo começou a partir de um cruzamento da direita que exibe uma técnica surpreendente do atacante, além de sua capacidade atlética e criatividade, para pular para trás e acertar um lindo voleio indefensável.
Para o jogador, ser nomeado a um prêmio tão importante representa uma conquista coletiva para o futebol de amputados. “Espero que o mundo possa ver que estamos fazendo o que amamos fazer. Estou muito feliz pelo esporte. E sinto que não fui só eu quem marcou o gol, mas toda a família do futebol de amputados.”, explica o jogador ao Fifa+.
Ele chegou a receber uma mensagem de apoio do maior jogador da Polônia, Robert Lewandowski, que postou em suas redes sociais. Ele comenta que é uma sensação incrível receber o apoio de Lewandowski: “Estar entre os indicados na mesma premiação que ele é um privilégio e estou muito orgulhoso. Na Polônia, Robert é admirado e amado por muitas pessoas. Ele é o embaixador do futebol polonês para amputados há alguns anos. Ele apoia o nosso futebol há muito tempo.”
História de vida
Marcin viu sua vida mudar repentinamente quando tinha 23 anos e trabalhava em uma obra à beira da estrada. Foi quando percebeu um veículo desgovernado siando da pista e vindo em sua direção. O veículo acertou máquinas pesadas que caíram sobre ele e esmagaram suas pernas.
Foi no centro médico, que Oleksy acordou e se deu conta da amputação de uma de suas pernas. “Foi quando vi o que tinha. Que uma das minhas pernas tinha desaparecido. “Não foi algo que me deixou triste. Talvez porque, logo após o acidente, eu vi como minhas pernas ficaram, então de alguma forma eu estava preparado para isso.”
Na adolescência, chegou a ser um jogador de futebol talentoso, mas não na posição atual. Ele atuava como goleiro e tinha como ídolo Iker Casillas, antes de sua vida mudar de forma irreversível no dia 20 de novembro de 2010.
O retorno ao esporte
Marcin Oleksy chegou a ficar dois anos em uma cadeira de rodas antes de começar a andar de muletas. Mas foi em 2019 que ele retornou ao futebol. “A primeira vez que chutei uma bola depois do acidente foi com meu filho, Tomasz, e fiquei muito, muito feliz”, explica.
Ele conta que foi uma virada de chave em sua vida, já que voltou a treinar e logo após começou jogar futebol para amputados. Com sua paixão pelo futebol, logo começou a ser destaque nos jogos, e suas ótimas atuações garantiram a ele uma convocação para a seleção polonesa de amputados.
“Depois do acidente, minha vida poderia ter tomado um rumo totalmente diferente. Poderia ter dado tudo errado, mas fiquei mais forte. Sei que posso lidar com qualquer problema. Foi uma lição para mim e sobrevivi a essa lição. Pode parecer algo bobo, mas estou feliz sem minha perna e estou feliz com minha vida”, afirma o jogador.
Os vencedores da premiação do FIFA The Best serão conhecidos na cerimônia que acontecerá nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, em Paris, na França.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações da FIFA+.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.