Geovana Souza, de 21 anos, é apaixonada por astronomia desde pequena. Neste ano, ela de destacou em programa ligado à Agência Espacial americana para detectar asteroides!
“A astronomia é minha paixão de vida, o motivo de eu acordar todos os dias, que é fazer ciência”. Essas são palavras da estudante Geovana Souza, que ganhou um certificado da Agência Espacial Americana, a Nasa, por sua contribuição para a astrofísica. Isso porque Isso porque a jovem identificou 46 novos asteroides no espaço!
Hoje, Geovana mora no Ceará, mas é amazonense. Aos 21 anos, ela está no primeiro período de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Contudo, a estudante conta ao G1 que sempre amou astronomia.
“Eu lembro que ainda pequena já dizia que queria ser astronauta, ficava encantada vendo os planetas, mas só no 2º ano do ensino médio foi quando realmente decidi que ia seguir essa carreira.
Veja mais boas notícias: Primeira hispânica na equipe da Nasa, Diana Trujillo saiu de casa com 17 anos e $300
46 novos asteroides
Neste ano, ela participou do programa “Caça Asteroides”, ligado à Nasa, que busca alcançar cientistas cidadãos em escolas, instituições, clubes de ciências e astrônomos amadores. Dessa forma, a agência disponibilizou mais de 17 mil pacotes de imagens para que os participantes do projeto pudessem procurar os asteroides.
Além de encontrar estes corpos celestes, Geovana poderá também nomeá-los como quiser. Assim, algumas homenagens para amigos e família já estão garantidas!
“Quando ocorre essas novas detecções de asteroides, ainda ocorre um longo período de avaliação, que dura de seis a oito anos, para realmente haver a confirmação do novo asteroide.”, diz ela ao G1. “Poderei nomear os asteroides como desejar. Por enquanto tive a liberdade nos códigos e já fiz homenagem para familiares, amigos e instituições nas quais tenho apreço”.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.