Ellen Milgrau é influenciadora e viralizou no TikTok ao mostrar as faxinas que faz. Desde março, ela conseguiu ajudar quatro pessoas de São Paulo, enquanto os vídeos alcançaram mais de 7 milhões de curtidas.
Para quem tem depressão, as tarefas mais simples do dia a dia se tornam árduas. Não é que a pessoa não queira tomar banho ou limpar a casa, mas o seu corpo não tem energia para que ela consiga fazer essas tarefas.
Pensando nisso, a modelo Ellen Milgrau decidiu começar um novo projeto em março desde ano, a Faxina Milgrau, um quadro no TikTok em que a influenciadora mostra as limpezas que faz para as pessoas com depressão. A ideia surgiu de seu desejo de ajudar os outros e também de sua mania de limpeza. “Parece que a vida só funciona quando a casa tá limpa”, comenta à BBC Brasil.
O primeiro episódio do projeto foi publicado no início de março deste ano e já está com mais de três milhões de visualizações. Na ocasião, Ellen faxinou a casa de um amigo, que lhe pediu ajuda, e por isso ele aparece no vídeo. Mas a intenção, segundo a influencer, não é expor ninguém. Tanto que os demais episódios não mostram as pessoas ajudadas.
“Com o projeto, consigo sair da minha zona de conforto e também mostrar um lado que muitas pessoas não têm ideia sobre mim. Acham que por ser modelo sou intocável ou nasci rica. Não sou nada disso. Não nasci rica ou herdeira”, afirma Ellen à BBC.
Mais episódios e mais histórias
Depois do primeiro vídeo viralizar, a modelo e sua parceira de produção, a publicitária Lua Rodrigues, começaram a procurar mais casas para receberem as faxinas. As duas encontraram uma mãe e uma filha que enfrentam a depressão e não conseguiam limpar a casa, e lá foram ajudá-las.
Com a repercussão do Faxina Milgrau, as duas começaram a receber inúmeros pedidos de ajuda. Antes de irem até o local, as jovens analisam fotos das casas e procuram saber um pouco mais da histórias dos moradores: “A gente já consegue identificar quem são aqueles que buscam a gente e realmente precisam da nossa ajuda”, afirma Ellen.
No terceiro episódio da série, as jovens atenderam uma menina de 21 anos com depressão grave. A jovem não limpava seu apartamento há dez meses, o qual acumulava baratas e muita sujeira. O quarto vídeo, por sua vez, mostra a faxina na casa de uma mãe que tinha recém perdido a guarda da filha. Segundo Ellen, o cheiro do local era muito forte e tinha muita sujeira.
Além da faxina, as duas mulheres atendidas por Milgrau conseguiram também acompanhamento psicológico gratuito por meio de um psicólogo que ofereceu ajuda.
Esperança para recomeçar
Ellen também sofre de depressão e sabe como é difícil viver com a doença. Por isso, deseja ajudar as pessoas que atende a começarem a organizar sua vida lentamente, começando primeiro pela casa.
“Nos comentários muitos dizem: ‘ah, daqui a uma semana volta tudo como antes’. Mas eu acredito que eles podem manter (a limpeza) porque esse pode ser o gás que precisam para seguir, Depois disso, eles podem dormir melhor e até pensar melhor”, explica.
Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.