A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Conheça o Loop: multinacionais embarcam em projeto de embalagens retornáveis

Se você não vivenciou, certamente já viu alguma cena de filme que retrata um antigo sistema de vendas de leite: o leiteiro deixa uma garrafa na porta da casa do cliente e leva as embalagens vazias. Quando eu era criança, tínhamos engradados de garrafas de refrigerante de vidro que precisavam ser entregues na hora de […]
Loop

Se você não vivenciou, certamente já viu alguma cena de filme que retrata um antigo sistema de vendas de leite: o leiteiro deixa uma garrafa na porta da casa do cliente e leva as embalagens vazias. Quando eu era criança, tínhamos engradados de garrafas de refrigerante de vidro que precisavam ser entregues na hora de comprar uma cheia. Aqui em Curitiba, o clássico Cini (que tem uma versão sabor gengibirra, já experimentou?) era presença garantida nas festas lá de casa.

Loop
Foto: reprodução/Loop Store

Mas o tempo passou e a gente sabe-se lá por que adotou o hábito dos descartáveis. Potes, garrafas, pacotes, saquinhos, embalagens de todos os tipos passaram a ser produzidas com esse maravilhoso item que vai direto para o lixo logo após o uso. O tempo continuou passando (UFA!) e percebemos que a ideia do descartável não era tão razoável assim. Primeiro porque não conseguimos dar conta de reciclar o volume de produtos que criamos. Segundo porque esse maravilhoso item leva pelo menos 400 anos para se decompor. E agora, José?

De volta para o futuro
Loop
Foto: reprodução/Loop Store

Eis que multinacionais do setor de alimentos e de higiene e limpeza anunciaram um projeto piloto com o conceito de embalagens retornáveis. Desenvolvido em parceria com a organização não-governamental americana TerraCycle (já falamos sobre uma iniciativa deles aqui) que trabalha com soluções de reciclagem, ele foi batizado de Loop.

A ideia é a mesma da garrafa de leite dos nossos avós, mas com uma gama muito maior de produtos. As compras poderão ser feitas online ou em estabelecimentos parceiros do projeto.

Um loop de embalagens
Loop
Foto: reprodução/Loop Store

Vai funcionar assim: depois de o consumidor usar o desodorante, terminar a maionese ou tomar o sorvete, ele vai devolver as embalagens. Elas serão recolhidas em casa. As empresas fabricantes vão higienizá-las e usá-las novamente. O valor dos produtos deverá ser praticamente o mesmo pago atualmente, o único custa extra será um depósito pelas embalagens. Conheça mais sobre isso aqui. Marcas como Dove, Hellmann’s, Gilette e Pantene, por exemplo, fazem parte do projeto. Por enquanto, o lançamento abrange somente Estados Unidos e França. Mas fica a torcida para que chegue por aqui, né?

Inclusive, para conhecer iniciativas da TerraCycle no Brasil, você pode conferir no site: https://www.terracycle.com.