A Escola Pedro Apóstolo, em Curitiba, aceitou o desafio de reduzir o consumo de plástico descartável no dia a dia dos alunos. Eles estão participando do desafio “Mares Limpos”, uma campanha nacional promovida pela ONU Meio Ambiente, para fortalecer ações que reduzam o problema global de plástico nos oceanos. De acordo com a ONU, de 60% a 80% de todo o lixo no mar é plástico. A estimativa é de que até 2050 teremos mais plástico do que peixes nos oceanos. O desafio foi lançado nas escolas com a proposta de encorajar professores e alunos a se engajarem nesta causa. A iniciativa promove formas lúdicas e criativas de conscientização sobre o consumo excessivo de plástico.
Para participar do desafio, os alunos do Ensino Fundamental II da Pedro Apóstolo estão criando atividades durante os meses de maio e junho. Dentre elas estão intervenções ecológicas e artísticas, e atividades de conscientização para diminuir o uso de plástico. “Nosso objetivo é que as pessoas percebam que o plástico não acaba. O que acontece é que ele se transforma em partículas cada vez menores e igualmente poluentes. Por isso, precisamos refletir toda vez que escolhemos uma embalagem plástica”, afirma Carolina Paschoal, diretora da escola.
Projetos inovadores e de impacto
Durante 50 dias de desafio, os alunos do 7º ano vão participar do projeto “O impacto do plástico nos oceanos”, que promete provocar bastante reflexão. A comunidade vai observar todo o resíduo plástico descartável produzido por um grupo de 14 estudantes e suas famílias, durante todo o período. Isso porque o material acumulado por eles vai ser pendurado no portão da escola. A proposta é que a fachada da escola se transforme em um grande painel plástico. Além disso, ao final da exposição, o material vai ser pesado durante a aula de matemática. Os números serão analisados para levantar estimativas e estatísticas do consumo plástico no bairro, na cidade e no país. Finalizados os cálculos, os alunos doarão pessoalmente todo o resíduo que foi separado para a Usina de Recicláveis de Curitiba.
Já os alunos do 8º ano, primeiramente, vão fazer uma entrevista na escola para descobrir que tipo de plástico é mais utilizado. Depois, devem também entrevistar os próprios pais. Dessa forma, eles vão produzir folhetos informativos de conscientização. O material vai trazer dicas de utilização de pacotes de papel, potes, entre outros tipos de embalagens possíveis para o lanche do intervalo. Além disso, estão previstos vídeos de conscientização nas redes sociais da escola. Por fim, a ação inclui ainda assembleias com a direção da instituição para discutir o tema.
Desafio Mares Limpos
Até o dia 30 de junho, escolas públicas ou particulares de todo o país podem participar do desafio da ONU. Os melhores projetos receberão prêmios que serão divulgados em breve. O resultado final será em agosto deste ano. Todas as informações sobre a campanha estão no site da ONU Meio Ambiente. De toda forma, certamente o meio ambiente é um dos principais ganhadores da iniciativa. Quando se ensina crianças e adolescentes a mudarem hábitos prejudiciais, se investe em uma nova geração de adultos mais conscientes.
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