A Mattel anunciou nesta terça-feira (25), a primeira Barbie com síndrome de Down de sua coleção. Segundo a marca, a boneca foi criada para permitir que ainda mais crianças se vejam na Barbie. E assim, possam inspirar outras crianças a contar mais histórias por meio da brincadeira.
O lançamento da gigante dos brinquedos traz representatividade e inclusão a crianças que possuem síndrome, como conta a vice-presidente executiva e chefe global da Barbie, Lisa McKnight. “Nosso objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, ao mesmo tempo em que as incentivamos a brincar com bonecas que não se parecem com elas”.
O desenvolvimento da boneca foi feito em parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS) para garantir que a boneca represente com precisão uma pessoa com síndrome de Down. Além disso, as características físicas desta boneca foram revisadas por um profissional médico.
O processo de design incluiu a escultura da boneca, roupas, acessórios e embalagem. A parceria também garantiu que a equipe da Barbie celebrasse os indivíduos com síndrome de Down por meio de uma boneca que se conectaria imediatamente com a comunidade.
“Como a linha de bonecas mais diversificada do mercado, a Barbie desempenha um papel importante nas primeiras experiências de uma criança, e estamos empenhados em fazer nossa parte para combater o estigma social por meio da brincadeira”, disse a vice-presidente executiva.
Barbie com síndrome de down
O projeto de design para boneca incluiu uma nova escultura facial com forma mais arredondada, orelhas menores e uma ponte nasal plana, enquanto os olhos são ligeiramente oblíquos em forma de amêndoa. Além disso, as palmas das bonecas incluem uma única linha, característica frequentemente associada às pessoas com Down.
A boneca possui detalhes pensados nesta comunidade, como o vestido de manga bufante com estampa de borboletas em cores amarelas e azuis, que são símbolos e cores associadas à conscientização da síndrome. E o colar com pingente de 3 setas, representação da as três cópias do cromossomo 21, material genético que causa as características.
Além disso, o projeto da boneca conta com órteses de tornozelo rosa (AFOs), já que algumas crianças com síndrome usam órteses para apoiar os pés e tornozelos. E foi a NDSS que forneceu caixas de órteses para servir como inspiração da vida real.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações de Mattel Corporate.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.