A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Menina com paralisia facial passa por cirurgia inovadora no Brasil

O procedimento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Das três etapas cirúrgicas, Maria enfrentou a primeira e já conta com mudanças
cirurgia paralisia facial
Cirurgia paralisia facial
Garota com paralisia facial passa por técnica com cirurgia de três etapas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Maria Clara Chanan Marchiori tem só 4 anos, mas já tem no histórico de vida uma técnica inovadora no Brasil para transplante de nervo e músculos da face. A menina nasceu com uma condição rara: a agenesia do 7º par craniano, que paralisa o lado direito da face. Mas o avanço das pesquisas pode devolver os movimentos a ela.

O procedimento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Das três etapas cirúrgicas, Maria enfrentou a primeira e já conta com mudanças.

Inovação

O cirurgião Chang Yung Chia, responsável pelo tratamento da criança, explica que o nervo facial “comanda” os músculos do rosto. Ele é responsável por controlar funções como mastigação, sorriso e piscar os olhos. No entanto, na condição de Maria Clara, por falta de nervos, os músculos não se formam ou passam a atrofiar.

Veja também: Médico voluntário trabalha pela inserção de PCDs no mercado de trabalho

Segundo o médico, em casos como esse, o mais simples é a substituição de um nervo por outro que não seja facial. Porém, o resultado seria inferior ao desejado. Por isso, o procedimento pelo qual Maria Clara está passando é considerado inovador.

“Existem vários métodos. As técnicas mais simples não recuperam os movimentos, pois as estruturas da face são apenas reposicionadas. As técnicas denominadas ‘dinâmicas’ visam recuperar os movimentos. Essas são muito superiores em resultados estéticos e funcionais”, explica o cirurgião Chan.

Apesar das cirurgias serem invasivas, elas têm um intervalo médio de 6 meses entre um procedimento e outro. Após terminar as etapas e se recuperar dos três procedimentos cirúrgicos, Chan aponta que Maria Clara pode ter uma simetria facial e recuperar movimentos do rosto espontaneamente. Dessa forma, ela deve poder piscar os olhos, dormir de olhos fechados, sorrir e ter melhores expressões faciais em geral.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · ·