A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Brasileiro é ouro na olimpíada de matemática mais difícil do mundo

Um estudante brasileiro de 16 anos ganhou a medalha de ouro na olimpíada de matemática mais difícil do mundo
medalha estudante ouro
olimpíada
(Foto: Divulgação / Olimpíada Brasileira de Matemática)

Um cearense de 16 anos levou ouro na olimpíada de matemática mais difícil do mundo. Matheus Alencar de Moraes conquistou a medalha na 64ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que aconteceu entre os dias 2 e 13 de julho, em Chiba, no Japão. Dessa forma, ele se tornou o primeiro brasileiro a receber a medalha de ouro na competição.

Reprodução/Farias Brito

Ao todo, seis estudantes do Brasil participaram da Olimpíada. O país ganhou mais duas medalhas de prata e três de bronze, o que garantiu a 16ª posição entre os 108 países representados na disputa. Três delas foram conquistadas por estudantes do Colégio Farias Brito, de Fortaleza, onde Matheus estuda. A escola é especializada em preparar jovens para este tipo de competição. Os outros dois alunos são de São Paulo e Goiânia.

Veja também: Estudante da rede pública é aprovada para mestrado na Europa

Reprodução/Farias Brito

Olimpíada Internacional de Matemática

A Olimpíada Internacional de Matemática existe desde 1959 e é considerada uma das competições mais difíceis do mundo. Por isso, de olho na prova, Matheus se dedica aos estudos desde os 11 anos. “Eu sempre estudei muito. Desde criança, eu já sabia que queria passar em olimpíadas de Matemática. E o meu maior sonho era estar aqui na IMO. Agora, poder na minha primeira participação representar o Brasil e já conquistar o 1º ouro do Ceará é realizador. Esta, sem dúvidas, é uma das melhores experiências da minha vida”, conta.

O estudante foi selecionado para representar o país depois de ter sido premiado no Nível 3 da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). No futuro, o jovem quer se manter na área, como contou à Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). “Penso em manter minha carreira numa coisa que seja ligada a essa capacidade de resolver problemas como em Olimpíadas de Matemática. Penso muito em Matemática e Ciências da Computação. O que eu sei é que quero continuar resolvendo problemas”, completa.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva, com informações da assessoria