Uma iniciativa criada por moradores do litoral paranaense pretende tratar o esgoto e otimizar a reutilização de água na região. Batizado como Saneia, o projeto de microestação sustentável de saneamento é iniciado por meio do sistema Wetland. Basicamente, as plantas fazem a filtragem do esgoto e retiram matéria orgânica e metais pesados, atuando como um sistema de fitorremediação.
Problema social
Segundo Maria Alice de Moraes, participante do Programa Natureza Empreendedora, a falta de saneamento é um dos problemas encontrado na região. “Por meio de análises, identificamos que uma das principais ‘dores’ do litoral é o saneamento. As companhias não estão dando conta de lidar com tanta demanda”. Em todo o Brasil, quase 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto. Aproximadamente 54% dos esgotos do País não são tratados, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Como funciona
O foco do projeto é o atendimento a pequenos produtores rurais, que são prejudicados pela ausência de uma coleta adequada. Após a filtragem feita pelas plantas, a água passa por um reator de bactérias, capaz de remover 99% dos microrganismos presentes. “Com os dois processos unidos, temos um casal perfeito, com o qual é possível ter água limpa novamente. Ela pode ser usada na irrigação, reutilizada nas casas ou até descartada no rio sem contaminação”, destaca Maria Alice, que estuda Tecnologia em Gestão Ambiental.
Abrangência
Estima-se que várias casas podem ser ligadas a um mesmo sistema. Com isso, o custo poderia ser dividido pelos pequenos proprietários rurais. Além disso, cada região onde for instalada a microestação precisará de uma equipe de três pessoas para executar a manutenção. Ou seja: a iniciativa também aumenta a oferta de empregos na comunidade. No entanto, para ser colocada em prática, a iniciativa necessita do apoio de investidores. O Saneia é um dos negócios desenvolvidos ao longo do Programa Natureza Empreendedora, idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A Fundação tem o objetivo de articular e capacitar atores e desenvolver negócios inovadores para a região do Lagamar paranaense.