Em Roca Sales, no Rio Grande do Sul, um morador recebeu uma surpresa que o fez acreditar na bondade das pessoas. João Carlos Zerwes perdeu a casa com a enchente que atingiu a cidade no início do mês de setembro. Ele e a esposa tentaram salvar o que podiam. No entanto, em apenas uma hora, o volume da chuva foi tanto que a água subiu dois metros de altura. Com isso, geladeira, máquina de lavar, sofá, armários, cama, tudo se perdeu.
Então, numa conversa com a esposa, eles resolveram cortar gastos para reconstruir a casa. “A gente sempre conversa. Decidimos que cada um iria cortar o gasto da sua parte. Perdemos a casa. Como eu gosto de cavalgada e agora não vou poder ir, pensei em me desfazer da égua. Eu anunciei, não foi um valor tão alto. A única condição era que quem comprasse, cuidasse bem dela. Não queria ver ela ‘judiada’, passando fome”, explicou João.
Leia também: Como ajudar o Rio Grande do Sul
Em menos de meia hora um comprador apareceu. Mas ele foi além: comprou o animal e o devolveu. “Para a minha surpresa ele pagou mil reais a mais e doou de volta a égua”, comemorou João. A égua Shakira havia sido anunciada por R$ 2 mil, mas João recebeu do comprador R$ 3 mil.
Perdas após a enchente
Por enquanto, João e a esposa estão morando temporariamente de favor, na casa de um amigo. “A ideia agora não é reconstruir no lugar onde a gente morava, até para não ter mais problema com alagamento. A ideia já era sair daquela casa. Eu e meu filho compramos um sítio. Íamos vender a casa no fim do ano, e com o dinheiro construir a casa nova no sítio. Temos financiamento para pagar, a ideia era vender para juntar o dinheiro pra isso. Agora vamos reconstruir tudo e tocar a vida”, comentou.
Pela primeira vez João viu uma enchente tão forte quando a que atingiu a região do Vale do Taquari no início do mês. Quando começou a chover, ele e a esposa estavam em casa. “A gente tirou a maioria dos móveis, levamos para a rua de cima, que é mais alta e que nunca havia alagado. Só que nesse dia alagou, a água atingiu 1,4 metro de altura. Ficamos na parte de cima da casa, que tem dois pisos. Do lado de fora, a gente via as pessoas na chuva, em cima do forro. Pelo celular a gente conseguia conversar, mas não dava para ajudar porque a correnteza era forte”, relembra.
João destaca que cada morador de Roca Sales tem uma história para contar da enchente. “Muita gente não tinha como sair de casa, não tinha alçapão. Escaparam por centímetros, água quase chegou ao teto. Para nós, que ficamos no seco, já foi difícil. Imagina para eles. Foram duas semanas até conseguir dormir”, conta.
Ajuda de voluntários fez a cidade toda se emocionar
Para João, algo marcante aconteceu dias depois da forte chuva. Apesar de toda a destruição, Roca Sales recebeu a ajuda de quase 5 mil voluntários, que limparam a cidade, retiraram entulhos. “Uma coisa muito legal foi ver a cidade toda chorando de ver tanto voluntário que apareceu para ajudar. O pessoal que veio botou a mão na lama, literalmente. Vieram para trabalhar mesmo. A gente ficava até com vergonha porque eles faziam mais que nós. Foi incrível, um alento mesmo. É uma lição de vida. Quero um dia tentar fazer algo perto do que esse pessoal fez pela gente”, esclarece.
A chuva fez muita gente em Roca Sales perder o que tem. João perdeu a casa, mas muitas famílias perderam também familiares. “Eu perdi minha casa, mas quantos que perderam alguém da família, gente que daria tudo para ter a pessoa de volta?”, reflete o morador.
Apoie o jornalismo de solução
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook