Pela primeira vez na história da marinha do Brasil, mulheres poderão ingressar no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). A partir de 2024, 1.080 vagas serão abertas, sendo 96 para o sexo feminino, todas para unidades da Marinha no Rio de Janeiro.
O ingresso das mulheres na Marinha na função de soldado fuzileiro naval ressalta o pioneirismo da instituição. Além disso, a iniciativa busca também ampliar a inclusão feminina em todos os quadros, escolas e centros de instrução da Marinha. Agora, o embarque concomitante de Oficiais e Praças nas fileiras operativas da Força vai ser permitido.
A primeira etapa do processo seletivo consiste em exames de escolaridade, com provas de português e matemática. Dessa forma, as aprovadas na etapa inicial terão os dados pessoais e os documentos verificados. Em seguida, elas passam por avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física.
Veja mais boas notícias: Biólogos formam barreira humana para salvar golfinho
O concurso
O curso de formação para fuzileiro naval será no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), em Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ). São 17 semanas, em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.
O edital de convocação lista alguns requisitos para admissão. Entre eles, idade entre 18 a 22 anos até dia 30 do mês de junho de 2024, além de ensino médio completo.
Também estão entre os critérios seletivos a altura mínima de 1,54m e máxima de 2m. Não é permitido ser casada ou ter constituído união estável. Além disso, a candidata não pode ter filhos ou dependentes. Esses requisitos devem ser respeitados durante todo o período em que a mulher estiver em formação. Todos os detalhes estão disponíveis no edital.
Inscrições para o curso de fuzileiro naval
As inscrições já estão abertas para o concurso público de admissão para as turmas de 2024 do curso. O valor da inscrição é R$ 40 e ela pode ser feita por meio do site da Marinha do Brasil, até 2 de março de 2023. No entanto, candidatas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, têm isenção da taxa de inscrição. São pessoas com renda familiar mensal inferior ou igual a meio salário-mínimo.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações de GoodNews Network.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.