A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Museu Oscar Niemeyer cria sala de acomodação sensorial para pessoas com autismo

Museu Oscar Niemeyer cria sala de acomodação sensorial para pessoas com autismo, sala é pensada nos estímulos para pessoas neurodivergentes
pessoas com autismo

O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR, virou referência no acolhimento a pessoas com autismo ao criar uma sala sensorial de acomodação. Além disso, os projetos Narrativa Visual e Mapa Sensorial preparam os visitantes para a experiência.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O espaço conta com luz e barulho reduzidos e mobiliário especial. Ele foi planejado para que as pessoas tenham um local onde possam permanecer por um tempo e se autorregular em caso de necessidade. A área fica em frente à Sala 01, no 1° andar do edifício principal.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Além disso, os visitantes recebem na entrada um cordão de girassóis, símbolo internacional de identificação de pessoas com deficiências não visíveis. No local há disponibilidade de abafadores de ouvido. O cordão e os abafadores podem ser levados como presente para que os visitantes os guardem como recordação e utilizem em outros lugares. 

O MON ainda oferece aos seus visitantes autistas ou neurodivergentes materiais para auxiliar no planejamento da visita. Dessa forma, a Narrativa Visual mostra, por meio de imagens e textos curtos, o que se pode esperar, enquanto o Mapa Sensorial indica quais são os estímulos sensoriais mais comuns.

O projeto

A arquiteta Marina Pasetto Baki, que trabalha no MON, é autista e esteve à frente da consolidação do projeto.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

“Eu sou autista. Todo autista é muito diferente, mas existem características comuns como a necessidade de previsibilidade. E estas questões sensoriais para quem é neurotípico é difícil de entender e enxergar. Então o projeto só deu certo porque contou com a participação de pessoas autistas como eu e todas as pessoas que avaliaram o projeto, dando opinião e feedback”, afirma em entrevista a AEN.

Referência

Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), não há dados de que outro museu brasileiro tenha uma sala de acomodação sensoria igual à do MON. Isso porque as instituições ainda estão começando a implementar iniciativas de acolhimento às pessoas com autismo.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.

Veja também: