A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Nova lei deve proteger e recuperar nascentes d’água

Nova lei prevê mudanças em relação à recuperação e proteção de nascentes. Áreas poderão receber recursos públicos pelos serviços ambientais
nascentes
Nascentes d’água (Foto: Divulgação/Maurício de Almeida/Agência Brasil)

O governo federal divulgou nesta quinta-feira (24) a aprovação de uma nova lei que prevê regras para intervenção e implantação de instalações necessárias à recuperação e proteção de nascentes. A Lei 14.653 altera duas legislações ambientais: o Código Florestal e a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais.

A mudança tem o objetivo de recompor a vegetação nativa no entorno de nascentes ou outras áreas degradadas. Porém, as intervenções terão que obedecer às normas dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Veja também: Crianças aprendem sobre sustentabilidade por meio do teatro

Dessa forma, as áreas de preservação permanente e de reserva legal poderão receber recursos públicos pelos serviços ambientais. Além disso, vão ter prioridade as áreas “localizadas no entorno de nascentes e em bacias hidrográficas, consideradas críticas para o abastecimento público de água, assim definidas pelo órgão competente, ou em áreas prioritárias para conservação da diversidade biológica em processo de desertificação ou de avançada fragmentação.”

A proposta de criação da nova lei foi apresentada pela deputada federal licenciada Leandre Dal Ponte (PV-PR), em 2019. O objetivo, segundo ela é justamente proteger os recursos hídricos do país. “As nascentes, sejam elas perenes ou intermitentes, têm importância vital para todo o sistema hídrico”, disse a deputada.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva